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Tipo: Dissertação
Título: Saberes e práticas de educação em saúde dos profissionais da atenção primária de um município de pequeno porte do estado do Ceará
Autor(es): Silva, Antonia Cinthya Gomes da
Orientador: Vieira, Neiva Francenely Cunha
Palavras-chave: Educação em Saúde;Atenção Primária à Saúde;Autocuidado;Saúde da Família
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Antonia Cinthya Gomes da. Saberes e práticas de educação em saúde dos profissionais da atenção primária de um município de pequeno porte do estado do Ceará. 2022. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73299. Acesso em: 03 jul. 2023.
Resumo: O desenvolvimento da educação em saúde se caracteriza como uma possibilidade de compartilhamento de saberes e fortalecimento de práticas, pois é parte integrante das atribuições dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) visto que é inerente ao seu processo de trabalho o desenvolvimento de ações educativas que possam interferir no processo de saúde-doença da população. O presente estudo teve como objetivo compreender como os saberes e práticas de educação em saúde são desenvolvidos pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família em um município de pequeno porte do Estado do Ceará. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado em um município cearense de pequeno porte e participaram da pesquisa 27 profissionais pertencentes as 7 Equipes de Saúde da Família do município. A coleta de dados ocorreu com uma entrevista aos profissionais participantes, a aplicação de um formulário virtual, registros de anotações em diário de campo e gravação de áudios. O corpus descritivo dos dados das falas seguiu as etapas de transcrição e análises utilizando a técnica de análise de conteúdo do material textual. Sobre a concepção de educação em saúde associou-se à conhecimento, conscientizar e educar, promoção de saúde, orientar sobre a saúde e prevenções de doenças, autocuidado, esclarecer dúvidas, entender para ter acesso aos meios de saúde, incentivar a participar dos programas, tecnologias e instrumentos. A prática de educação em saúde acontece nas visitas domiciliares e palestras realizadas na unidade, panfletos, durante o atendimento e consultas, na sala de espera, no incentivo à participação nos programas desenvolvidos pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), campanhas, conversas e grupos. Foi comentado ainda sobre as motivações, os desafios, como os enfrentam, os aspectos facilitadores e as temáticas trabalhadas. Com relação aos efeitos da prática de educação em saúde, os profissionais responderam que alguns usuários manifestam pouca participação e interação durante a atividade. Ao mesmo tempo, outros usuários mantêm vínculo de confiança e diálogo com os profissionais da rede, o que favorece para conscientização e orientação para a melhoria do cuidado da saúde na atenção primária. Assim, esse estudo conclui que a educação em saúde é desenvolvida de diferentes formas pela maioria dos profissionais, seja com ações específicas ou na rotina diária dos atendimentos na unidade de saúde.
Abstract: The development of health education is characterized as a possibility of sharing knowledge and strengthening practices, as it is an integral part of the attributions of Primary Health Care (PHC) professionals, since the development of educational actions is inherent to their work process that may interfere with the health-disease process of the population. This study aimed to understand how knowledge and health education practices are developed by Family Health Strategy professionals in a small municipality in the State of Ceará. This is a descriptive, crosssectional study with a qualitative approach. The study was carried out in a small municipality in Ceará and 27 professionals belonging to the 7 Family Health Teams in the municipality participated in the research. Data collection took place with an interview with the participating professionals, the application of a virtual form, notes in a field diary and audio recording. The descriptive corpus of speech data followed the steps of transcription and analysis using the technique of content analysis of the textual material. Regarding the concept of health education, it was associated with knowledge, awareness and education, health promotion, guidance on health and disease prevention, self-care, clarifying doubts, understanding to have access to health means, encouraging participation in programs, technologies and instruments. The practice of health education takes place in home visits and lectures held at the unit, pamphlets, during service and consultations, in the waiting room, in encouraging participation in programs developed by the Family Health Strategy (ESF), campaigns, conversations and groups. It was also commented on the motivations, the challenges, how they face them, the facilitating aspects and the themes worked on. Regarding the effects of the practice of health education, the professionals answered that some users show little participation and interaction during the activity. At the same time, other users maintain a bond of trust and dialogue with the network's professionals, which favors awareness and guidance for improving health care in primary care. Thus, this study concludes that health education is developed in different ways by most professionals, either with specific actions or in the daily routine of care at the health unit.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73299
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