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dc.contributor.advisorMelo, Claudiana Maria Nogueira de-
dc.contributor.authorOliveira, Venythyais Costa de-
dc.date.accessioned2023-06-23T15:06:40Z-
dc.date.available2023-06-23T15:06:40Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Venythyais Costa de. O ensino da leitura e da escrita por meio do livro didático: uma análise documental. Orientadora: Claudiana Maria Nogueira de Melo. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73039-
dc.description.abstractIn the most diverse conceptions of Literacy existing all over the world, we turn our gaze as researchers to the Portuguese language textbook, which sometimes becomes the teacher's indispensable material. This research had the general objective of analyzing how reading and writing are presented in the Portuguese Language Textbook of the first year of elementary school - initial years, used in schools of the Municipal Education Network of Fortaleza. The specific objectives of this research were three: To investigate the conception of Literacy, reading and writing present in the textbook of the first year of fundamental education - initial years; Understand how the textbook is promoting reading and writing learning; Investigate what kind of reader and text producer the textbook is forming. The theoretical-conceptual framework of this study includes Soares (2019), Solé (1998), Smolka (2012), Colello (2021), Ferreiro (1999), Freire (2011) among others. As a methodology, the research is of an eminently qualitative and documental nature, in which we analyze a primary source, which is the textbook that will be in schools in the year 2023. With the research, we found that, to form a child reader and text producer , it is necessary to practice practices that evidence a dialogical process between the subject and the object of the process, that is, it is necessary for teachers to be able to provide a literacy environment. When analyzing the textbook, we understand that it provides immersion in the world of reading and writing, however, with the aim of making phonemic awareness effective as a crucial point in the literacy process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeitura e Escritapt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.titleO ensino da leitura e da escrita por meio do livro didático: uma análise documentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNas mais diversas concepções de Alfabetização existentes no mundo inteiro, voltamos o nosso olhar de pesquisadoras para o livro didático de Língua Portuguesa, que por vezes, chega a ser o material indispensável do(a) professor(a). A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar como a leitura e a escrita apresenta-se no Livro Didático de Língua Portuguesa do primeiro ano do ensino fundamental - anos iniciais, utilizado nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Os objetivos específicos desta pesquisa foram três: Averiguar a concepção de Alfabetização, leitura e escrita presente no livro didático do primeiro ano do ensino fundamental - anos iniciais; Compreender como o livro didático está promovendo as aprendizagens da leitura e da escrita; Investigar que tipo de leitor e produtor de texto o livro didático está formando. O quadro teórico-conceitual deste estudo contempla Soares (2019), Solé (1998), Smolka (2012), Colello (2021), Ferreiro (1999), Freire (2011) entre outros. Como metodologia, a pesquisa é de natureza eminentemente qualitativa e documental, no qual analisamos uma fonte primária, sendo ela o livro didático que estará nas escolas no ano de 2023. Com a pesquisa, constatamos que, para formar uma criança leitora e produtora de texto, faz-se necessário práticas que evidencie um processo dialógico entre o sujeito com o objeto do processo, ou seja, é preciso que os professores possam propiciar um ambiente alfabetizador. Ao analisarmos o livro didático, compreendemos que ele proporciona a imersão no mundo da leitura e da escrita, porém, com o intuito de efetivar a consciência fonêmica como ponto crucial no processo de alfabetização.pt_BR
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