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Tipo: Dissertação
Título: Os movimentos retóricos em introduções do gênero relatório de pesquisa científica produzido por alunos do ensino médio
Autor(es): Miranda, Gerciane Lima de
Orientador: Moura, Ana Célia Clementino
Palavras-chave: Referenciação;Articuladores textuais;Gêneros textuais;Ensino
Data do documento: 2022
Citação: MIRANDA, Gerciane Lima de. Os movimentos retóricos em introduções dogênero relatório de pesquisa científica produzido por alunos do ensino médio. Orientadora: Ana Célia Clementino Moura. 2022. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise da seção de Introdução dos relatórios de pesquisa produzido por alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola de tempo integral da rede estadual, com o objetivo principal de analisar aspectos linguísticos formais e estruturais presentes na seção Introdução do gênero relatório de pesquisa cientifica, produzido na disciplina Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS). Partindo do pressuposto de que por ser um gênero pertencente ao domínio discursivo acadêmico, o gênero relatório de pesquisa científica possui movimentos prototípicos que pertencem a macroestrutura do gênero e faz com que ele seja reconhecido como tal pelos membros da comunidade pertencentes ao domínio discursivo acadêmico, buscamos identificar os movimentos retóricos presentes na seção Introdução dos relatórios analisados , à luz da proposta sociorretórica de Swales para o estudo de gêneros textuais. Considerando a coesão textual como um dos elementos estruturais indispensáveis para a construção textual discursiva do gênero analisado, buscamos também identificar ao analisar a seção Introdução dos relatórios, as estratégias de coesão referencial responsáveis por introduzirem e recuperarem o referente que atua como núcleo do tema, objeto de pesquisa, de cada relatório analisado; e as estratégias de coesão sequencial utilizadas para o estabelecimento de relações semânticas e discursivas entre as orações, enunciados ou sequências do texto. Para tanto utilizamos a abordagem sobre a coesão referencial de Ingedore Koch (2007), (2014), (2018), que trata a coesão como ferramenta para o avanço informacional e argumentativo do texto. Discutimos ainda acerca da importância das estratégias de coesão identificadas e analisadas no processo de continuidade e progressão textual. Por fim, constatamos, por meio da análise qualitativa do corpus constituído por cinco relatórios de pesquisa produzidos por alunos da primeira série do ensino médio matriculados na disciplina NTPPS, que os movimentos retóricos mostraram uma presença que podemos considerar constante na distribuição das informações na seção analisada; e que as estratégias apresentadas pelos alunos tanto para construção das cadeias referenciais de seus objetos de pesquisa quanto para o estabelecimento das relações semânticas e discursivas estabelecidas entre as orações, enunciados ou sequências do texto, por meio da coesão sequencial, evidenciaram que ocupam diferentes estágios de desenvolvimento de escrita da modalidade referente ao gênero solicitado, no caso relatório de pesquisa científica, bem como de apropriação do discurso acadêmico-científico. Considerando os resultados apontados, acreditamos fornecer contribuições para o ensino de língua portuguesa, por meio da consolidação dos movimentos retóricos, bem como de estratégias de coesão para a construção de gêneros textuais discursivos pertencentes ao domínio discursivo acadêmico.
Abstract: This paper presents an analysis of the Introduction section of research reports produced by students in the first grade of high school from a full-time school in the state network, with the main objective of analyzing formal and structural linguistic aspects present in the Introduction section of the scientific research report genre, produced in the subject Center of Work, Research and Social Practices (NTPPS). Based on the assumption that because it is a genre belonging to the academic discursive domain, the scientific research report genre has prototypical movements that belong to the macrostructure of the genre and make it to be recognized as such by community members belonging to the academic discursive domain. We seek to identify the rhetorical movements present in the Introduction section of the analyzed reports, in the light of Swales socio-rhetorical for the study of textual genres. Considering as one of the indispensable structure elements for the construction of the analyzed genre, we also seek to identify, when analyzing the Introduction of reports section, the referential cohesion strategies responsible for introduction and recovering the referent that acts as the nucleus of the theme, the object of research of each report analyzed; and the sequential cohesion strategies used to establish semantic and discursive relation between clauses, utterances or sequences in the text. We use the approach to referential cohesion of Ingedore Koch (2007), (2014), (2018), which treats cohesion as a tool for the informational and argumentative advancement of the text. We also discussed the importance of the cohesion strategies identified and analyzed in the process of continuity and textual progression. Finally, we found, through the qualitative analysis of the corpus consisting of five research reports produced by students of the first grade of high school enrolled in the NTPPS subject, that the rhetorical movements showed a presence that we can consider constant in the distribution of information in the analyzed section; and that the strategies presented by the students both for the construction of the reference chains of their research objects and for the establishment of the semantic and discursive relations established between the clauses, utterances or sequences of the text, through sequential cohesion, showed that they occupy different stages of writing development of the modality referring to the requested genre, in this case the scientific research report, as well as appropriation of the academic scientific discourse. Considering the results pointed out, we believe we provide contributions to the teaching of the Portuguese language, through the consolidation of rhetorical movements, as well as cohesion strategies for the construction of discursive textual genres belonging to the academic discursive domain.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72959
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