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Tipo: Dissertação
Título: O cinema como produtor de pensamento no ensino de filosofia
Título em inglês: Cinema as a producer of thought in the teaching of philosophy
Autor(es): Lima, Ana Lorena Bandeira
Orientador: Kroef, Ada Beatriz Gallicchio
Palavras-chave: Filosofia;Cinema;Pensamento;Experimentação;Philosophy;Cinema;Thought;Experimentation
Data do documento: 2023
Citação: LIMA, Ana Lorena Bandeira. O cinema como produtor de pensamento no ensino de filosofia. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Trata-se de uma cartografia que marca os movimentos de linhas de forças em uma experimentação no Ensino de Filosofia, na qual o cinema não se reduz à mera ilustração de conceitos, mas é visto como produtor de pensamento. Partindo da filosofia da diferença, em particular o pensamento de Deleuze e Bergson sobre o cinema, assinalamos que o mesmo não só coloca a imagem em movimento, mas dispara o pensamento, ou seja, um filme produz conceitos. Buscamos traçar os deslocamentos educacionais que desterritorializam a educação já territorializada pelo pensamento arborescente, constatando a transversalização da filosofia com a arte e a ciência na direção de uma prática rizomática. Para tanto, analisamos a experimentação de um grupo de estudos de filosofia e cinema em uma escola pública de ensino médio, localizada no interior do Ceará, que, em sua singularidade, nos aponta possibilidades do uso do cinema no Ensino de Filosofia.
Abstract: It is a cartography that marks the line forces movements in an experimentation in Philosophy Teaching in which cinema is not reduced to the illustration of concepts, but also understood as a producer of thought. Departing from the philosophy of difference, specially Deleuze and Bergson’s thoughts about cinema, we analyze that it not only shows the moving image, but triggers the thought; in other words, a film produces concepts. We seek to trace the educational displacements that deterritorialize education already territorialized by arborescent thought, verifying the tranversalization of philosophy with Art and Science in the direction of a rhizomatic practice. For this purpose, we analyze the experimentation of philosophy and cinema through a study group in a public high school located at Ceará’s countryside, which, despites of its uniqueness, points to possibilities of using cinema in Philosophy Teaching.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72894
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