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dc.contributor.authorLopes, Tâmara Freitas Aragão-
dc.contributor.authorPolicarpo, Nara Angélica-
dc.contributor.authorVasconcelos, Vitória Maria Rodrigues-
dc.contributor.authorOliveira, Mona Lisa Moura de-
dc.date.accessioned2023-06-14T16:16:09Z-
dc.date.available2023-06-14T16:16:09Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLOPES, Tâmara Freitas Aragão; POLICARPO, Nara Angélica; VASCONCELOS, Vitória Maria Rodrigues; OLIVEIRA, Mona Lisa Moura de. Estimativa das emissões veiculares na região metropolitana de Fortaleza, CE, ano-base 2010. Engenharia Sanitaria e Ambiental, [s.l.], v. 23, n. 5, p. 1-13, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1809-4457-
dc.identifier.otherDOI: https://doi.org/10.1590/S1413-41522018173312-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72803-
dc.description.abstractIn Brazil and worldwide, the passenger and cargo transportation sectors have decisively been responsible for the increased emissions of air pollutants, which cause serious damages for the environment and human health, as well. Thus, many studies have been carried out to model and simulate pollutant emissions through methodologies and/or specific tools. The vehicle fleet in the state of Ceará has increased by 169% over the last 10 years and, until now, the amount of pollutants released from circulating fleet of the Fortaleza Metropolitan Region (FMR) is unknown. In this context, vehicular exhaust emissions for the FMR were estimated for the year 2010. Emission estimates of carbon monoxide (CO), non-methane hydrocarbons (NMHC), nitrogen oxides (NOx), particulate matter (PM), and aldehydes (RCHO) were performed through the bottom-up methodology. In general, it was observed that motorcycles emitted high amounts of pollutants, mainly CO, NOx and MP, due to the large number of vehicles in the region. Otto cycle vehicles accounted for more than 90% of CO, NMHC and RCHO total emissions, while Diesel cycle vehicles emitted more than 85% of NOx and PM total emissions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEngenharia Sanitaria e Ambientalpt_BR
dc.subjectEmissão veicular de escapamentopt_BR
dc.subjectMetodologia bottom-uppt_BR
dc.subjectRegião metropolitana de Fortalezapt_BR
dc.subjectExhaust vehicle emissionpt_BR
dc.subjectBottom-up methodologypt_BR
dc.subjectFortaleza metropolitan regionpt_BR
dc.titleEstimativa das emissões veiculares na região metropolitana de Fortaleza, CE, ano-base 2010pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo Brasil e no mundo, o setor dos transportes de passageiros e cargas tem contribuído decisivamente para o aumento das emissões de poluentes atmosféricos, com os consequentes problemas para o meio ambiente e para a saúde humana. Assim, muitos estudos têm recorrido a metodologias e/ou ferramentas específicas para modelar e simular poluentes atmosféricos. A frota de veículos no Ceará teve um crescimento de 169% nos últimos 10 anos, mas ainda se desconhece o volume de poluentes emitidos pela frota circulante da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Nesse contexto, foram estimadas as emissões veiculares de escapamento para a RMF no ano de 2010. A quantificação das emissões de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos não metano (NMHC), óxidos de nitrogênio (NOx), material particulado (MP) e aldeídos (RCHO) foi realizada através da metodologia bottom-up. De modo geral, as motocicletas apresentaram emissões significativas de poluentes, sobretudo de CO, NOx e MP, devido à grande quantidade de veículos na região. Os veículos ciclo Otto representam mais de 90% das emissões totais de CO, NMHC e RCHO, enquanto os veículos ciclo Diesel emitem mais de 85% das emissões totais de NOx e MP.pt_BR
dc.title.enVehicular emissions estimate in the Fortaleza, Ceará, Brazil, metropolitan region in 2010pt_BR
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