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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72743
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Sá, Leonardo Damasceno de | - |
dc.contributor.author | Conceição, Kauê Barreto da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T14:13:46Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12T14:13:46Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | CONCEIÇÃO, Kauê Barreto da. O materialismo afro-asiático de Amílcar Cabral. Orientador: Leonardo Damasceno de Sá. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72743 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the development of Amílcar Cabral's (1924 - 1973) thought at the head of the PAIGC (African Independence Party of Guinea-Bissau and Cape Verde) in the context of the struggle against Portuguese neocolonialism. Understanding the way in which Salazar's regime operated as a general dimension of domination is necessary because it is interconnected with the new contradictions arising from it for the particular reality of the territories of Guinea-Bissau and Cape Verde. To analyze the Portuguese neo-colonial model in order to understand the impacts of this specific form on its colonies, the concept of power bloc was used as a theoretical-methodological resource (POULANTZAS, 2019) and the categories developed from it to think about the Lusitanian State that made possible the regime and its durability. This preceding general analysis fulfills the objective of being understood a posteriori, the construction of Amílcar Cabral's materialism as an integrated part of this historical-sociological process, as well as pointing out the rational core of the theoretical framework that allowed its practical application in a creative and original way. . The present work also seeks to examine the hypothesis that after the Pidjiguiti massacre (1959), Amílcar Cabral's theoretical training absorbed new elements, especially from the contributions of Mao Tse-Tung (2007). Seeking to ratify it, concepts and categories developed by Louis Althusser (1979), Samir Amin (2021) and Kwame N' Krumah (1977) will also be used as theoretical-methodological tools, who likewise integrated the philosopher's theoretical instruments into their thoughts. Chinese. The 1960s, in this sense, should be seen as a qualitative turning point in Amílcar Cabral's thinking, which allowed him to advance in the field of the liberation struggle, with the successful result of the independence of the social formations of Guinea-Bissau and Cape Verde. Marxism in Amílcar Cabral suggests another hypothesis: that his thought develops allowing him to escape from Eurocentric interpretations, inscribing him in a model of Afro-Asian materialism. This hypothesis will be analyzed with the support of the resource of primary sources made available by the Mário Soares Foundation (Casa Comum) and other virtual portals. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Amílcar Cabral | pt_BR |
dc.subject | Materialismo | pt_BR |
dc.subject | Neocolonialismo | pt_BR |
dc.title | O materialismo afro-asiático de Amílcar Cabral | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem por objetivo analisar o desenvolvimento do pensamento de Amílcar Cabral (1924 - 1973) à frente do PAIGC (Partido Africano de Independência de Guiné-Bissau e Cabo Verde) em contexto de luta contra o neocolonialismo português. A compreensão da forma de funcionamento do regime de Salazar como dimensão geral da dominação se faz necessária por se interconectar com as novas contradições dela surgidas para a realidade particular dos territórios de Guiné-Bissau e Cabo Verde. Para analisar o modelo neo colonialista português a fim de compreender os impactos desta específica forma em suas colônias, foi utilizado como recurso teórico-metodológico o conceito de bloco no poder (POULANTZAS, 2019) e as categorias a partir dele desenvolvidas para pensar o Estado lusitano que tornou possível o regime e sua durabilidade. Esta análise geral precedente cumpre o objetivo para serem compreendidas a posteriori, a construção do materialismo de Amílcar Cabral como parte integrada a essa processualidade histórico-sociológica, bem como apontar o núcleo racional do referencial teórico que permitiu de maneira criativa e original a sua aplicação prática. O presente trabalho procura examinar ainda a hipótese de que após o massacre de Pidjiguiti (1959), a formação teórica de Amílcar Cabral absorveu novos elementos, especialmente a partir das contribuições de Mao Tse-Tung (2007). Procurando ratificá-la, também serão utilizados como ferramentas teórico-metodológicas conceitos e categorias desenvolvidos por Louis Althusser (1979), Samir Amin (2021) e Kwame N’ Krumah (1977) que do mesmo modo integraram aos seus pensamentos o instrumental teórico do filósofo chinês. A década de 1960, nesse sentido, deve ser apontada como uma virada qualitativa do pensamento de Amílcar Cabral que o permitiu avançar no terreno da luta de libertação tendo como exitoso resultado a independência das formações sociais de Guiné-Bissau e Cabo Verde. O marxismo em Amílcar Cabral aventa uma outra hipótese: a de que seu pensamento desenvolve-se o permitindo escapar das interpretações eurocêntricas, o inscrevendo em um modelo de materialismo afro-asiático. Esta hipótese será analisada com apoio do recurso de fontes primárias disponibilizadas pela Fundação Mário Soares (Casa Comum) e outros portais virtuais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
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