Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72545
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino das cônicas no plano usando isometrias e homotetias no GeoGebra |
Título em inglês: | Teaching conics in the plane using isometries and homotheties in GeoGebra |
Autor(es): | Oliveira, Alfredo Luiz Chaves de |
Orientador: | Melo, Marcelo Ferreira de |
Palavras-chave: | Geometria - Estudo e ensino;Isometria (Matemática);Homotetia;Geogebra;Geometry - Study andd teaching;Isometry (Mathematics);Homothety |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | OLIVEIRA, Alfredo Luiz Chaves de. Ensino das cônicas no plano usando isometrias e homotetias no GeoGebra. 2023. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | A geometria analítica está perdendo forças no chão da sala de aula a cada ano. Os vestibulares costumavam trazer, de forma mais contundente, questões de geometria, mas, com a unificação da prova a nível nacional, vários conteúdos deixaram de figurar nas edições dos certames que selecionam os alunos ao ingresso nas universidades públicas. O ensino das cônicas, então, vem sendo preterido por muitos outros conteúdos considerados mais presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). E com a reforma do ensino médio, o chamado novo ensino médio, com várias disciplinas perdendo carga horária para os itinerários formativos, a geometria analítica praticamente está sendo esquecida pelos novos livros didáticos. Percebendo esta falta grave na formação dos nossos jovens, resolvi apresentar um trabalho que resgatasse o ensino das cônicas, porém com uma nova abordagem, suavizando a parte analítica com o uso do aplicativo de geometria dinâmico geogebra. No laboratório de informática da escola, pretendemos apresentar as cônicas aos nossos alunos de forma mais lúdica, associando a parte geométrica a sua respectiva parte analítica através da tela do computador e não mais apenas nos rabiscos do quadro branco. A ferramenta que permitirá essa nova abordagem são as isometrias e homotetias, trazendo conceitos importantes na formação geral do corpo discente como o de vetores, translações, reflexões, proporcionalidade, razão de semelhança, enfim usando a tecnologia disponível a favor da educação. |
Abstract: | Analytical geometry is losing steam on the classroom floor every year. Entrance exams used to bring, in a more forceful way, questions of geometry, but, with the unification of the test at the national level, several contents no longer appear in the editions of the contests that select students to enter public universities. The teaching of conics, then, has been neglected by many other contents considered more present in the Exam National High School (ENEM). And with the reform of secondary education, the so-called new secondary education, with several subjects losing their workload for training itineraries, analytical geometry is practically being forgotten by the new textbooks. Realizing this serious lack in the formation of our young people, I decided to present a work that rescued the teaching of conics, but with a new approach, softening the analytical part with the use of the dynamic geometry application geogebra. In the school's computer lab, we intend to present conics to our students in a more playful way, associating the geometric part with its respective analytical part through the computer screen and not just in the scribbles on the whiteboard. The tool that will allow this new approach are the isometries and homotheties, bringing important concepts in the general formation of the student body such as vectors, translations, reflections, proportionality, similarity ratio, finally using the available technology in favor of education. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72545 |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_alcoliveira.pdf | Dissertação de Alfredo Luiz Chaves de Oliveira | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.