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dc.contributor.advisorPompeu, Ana Maria César-
dc.contributor.authorSilva, Rosângela Nobre da-
dc.date.accessioned2023-05-26T17:56:50Z-
dc.date.available2023-05-26T17:56:50Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Rosângela Nobre da. A representação simbólica no Livro das aves do Lorvão. Orientadora: Ana Maria César Pompeu. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72535-
dc.description.abstractThis study analyzes the symbolic bird representation in the Lorvão Book of Birds, an illuminated manuscript produced in the 12th century, very popular in medieval Europe. The work consists of a kind of rules and conduct handbook that was used, in the Middle Ages, for didactic purposes, with the goal of guiding the monks who lived in the monasteries to follow the Christian way. In order to do that, the manuscript makes use of the birds to extract from them a message, with a symbolic nature, facing an allegorical Christian interpretation. Thus, its textual content consists in a literal description of the bird, followed by a moral background interpretation, usually with a reference to the biblical text. In this sense, this research aims to translate and analyze the treatises referring to the birds Pelican, Jackdaw, Corvo, Cock and Ostrich, covered by the chapters 38 to 42 of the book, with emphasis on the description of the vices and virtues identified in the behavior of the birds. Therefore, it can be noted that some birds show virtues, like the pelican, which, just as the Christ, sacrificed its own flesh to give life to its sons. Others, however, sometimes represent the sacred, sometimes they present conduct related to the profane, such as the crow, which, on the one hand, symbolizes a bad pressage, but, on the other hand, represents cunning, fertility and wisdom. As for the theoretical support, this study is based on Maciel (2008), who inserts the animals into the field of the Zoo-literature and look into the relations that exist between the human and the non-human; as well as Pliny the Elder (79 A.D.), Isidore of Seville (1479-1530) and Varandas (2006), who are essential sources related to the medieval bestiaries nature, object of this study. Regarding the source of the text in Latin, the edition by Willene B. Clark (1992) was used.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLivro das Aves do Lorvãopt_BR
dc.subjectSimbologia cristãpt_BR
dc.subjectSagradopt_BR
dc.subjectProfanopt_BR
dc.subjectLorvão Book of Birdspt_BR
dc.subjectChristian symbologypt_BR
dc.subjectSacredpt_BR
dc.subjectProfanept_BR
dc.titleA representação simbólica no Livro das aves do Lorvãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo analisa a representação simbólica da ave no Livro das aves do Lorvão, manuscrito com iluminuras produzido no século XII d.C., muito popular na Europa medieval. A obra consiste numa espécie de manual de normas e condutas que, na Idade Média, era usada com propósitos didáticos, com a finalidade de orientar os monges que viviam nos mosteiros a seguirem no caminho cristão. Para tal, o manuscrito se utiliza das aves para delas extrair uma mensagem de caráter simbólico e voltada para uma interpretação alegórico-cristã. Assim, seu conteúdo textual consiste numa descrição literal da ave seguida de uma interpretação de fundo moral, geralmente fazendo referência ao texto bíblico. Nesse sentido, este estudo objetiva traduzir e analisar os Tratados referentes às aves Pelicano, Gralha Noturna, Corvo, Galo e Avestruz, contempladas nos capítulos 38 a 42 da obra, com ênfase na descrição das virtudes e vícios identificados no comportamento das aves. Nesse sentido, observa-se que algumas aves apresentam virtudes, como o pelicano, que, assim como Cristo, sacrificou a própria carne para dar vida a seus filhos; outras ora representam o sagrado, ora condutas relacionadas ao profano, como o corvo, que, por um lado, simboliza mau presságio e mau agouro, mas que, por outro, representa a astúcia, a fertilidade e a sabedoria. Como aporte teórico, este estudo se apoia em Maciel (2008), que insere os animais no campo da Zooliteratura e investiga as relações existentes entre o humano e o não-humano; como também Plínio, o Velho (79 d.C.), Isidoro de Sevilha (1470-1530) e Varandas (2006), que se constituem como fontes essenciais e diretamente relacionadas à natureza dos bestiários medievais, objeto deste estudo. Já com relação à fonte do texto em latim, utilizou-se a edição de Willene B. Clark (1992).pt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

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