Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72450
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Melo, Marcelo Ferreira de | - |
dc.contributor.author | Marques, Breno Ricardo Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-24T12:01:44Z | - |
dc.date.available | 2023-05-24T12:01:44Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Breno Ricardo Oliveira. O ensino da matemática financeira como meio de conscientização sobre a educação financeira. 2022. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72450 | - |
dc.description.abstract | There is a saying: "The most sensitive organ in the human body is the pocket. Obviously the phrase refers to what is inside the pocket, of course, our hard-earned money that we receive at the end of each month of work. We work hard day after day to receive it, and when we receive it, like magic, it has all been used up and we don't even notice. This is a serious problem that directly affects many Brazilian families. This occurs because of the lack of financial education, a serious problem that causes enormous inconvenience to individuals, families, companies, and, consequently, to the country. Concomitantly to this, when we look at the results of the System for the Evaluation of Basic Education (SAEB) we notice that the student who is leaving school in the last grade of high school with a low level of learning in Portuguese and Mathematics having an average, calculated since 1995, on a scale of 0 to 500, of 269 in Portuguese and 275 in Mathematics. Besides not being proficient in Portuguese, having difficulties in reading and textual comprehension, the student leaves school without mastering the basics of Mathematics, making this youngster enter adulthood unprepared to deal with countless important challenges, such as expenditure control and financial planning. The Federal Government, visualizing the social problem involved with the lack of financial education of the population and causing the population's indebtedness, in 2010 created the ENEF (National Strategy for Financial Education) to promote educational actions on the subject. One of these actions was to insert Financial Education and Financial Mathematics into the BNCC (Base Nacional Curricular Comum). Financial Mathematics already existed in the BNCC, but with a focus on the subject of Mathematics. From then on, there are explicit issues that should be addressed in each grade, contextualizing and addressing basic concepts of economics and finance in order to bring financial education to students. Teaching and understanding basic math content by the students can make all the difference for the change of behavior in the population's financial life. Working the content in a contextualized way and showing its applicability and functionality in their daily lives is an excellent way to demystify mathematics and turn it into a great ally for a future with a more organized and prosperous financial life. The objective of this dissertation is to analyze the competencies and skills required by the BNCC for the different stages of education and exemplify how this can be done. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Problema social | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Competências e habilidades | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Financial education | pt_BR |
dc.subject | Social issue | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Skills and abilities | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.title | O ensino da matemática financeira como meio de conscientização sobre a educação financeira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Existe um ditado que diz: “O órgão mais sensível do corpo humano é o bolso”. Obviamente a frase refere-se ao que tem dentro do bolso, é claro, o nosso suado e sofrido dinheiro que recebemos ao final de cada mês de trabalho. Trabalhamos duro dia após dia para recebê-lo e quando recebemos, como um passe de mágica, ele já foi todo consumido e nem percebemos. Esse é um problema grave que afeta diretamente várias famílias brasileiras. Isso ocorre por conta da falta de educação financeira, um problema sério que causa enormes transtornos para pessoas, famílias, empresas e, consequentemente, para o país. Concomitantemente a isso, ao visualizarmos os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) percebemos que o aluno que está saindo da escola, na última série do Ensino Médio com um nível baixo no aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática tendo uma média, calculada desde 1995, numa escala de 0 a 500, de 269 em Português e 275 em Matemática. Além de não dominar a Língua Portuguesa, tendo dificuldades de leitura e compreensão textual, o aluno sai da escola sem dominar o básico da Matemática, fazendo que esse jovem entre na vida adulta despreparado para lidar com inúmeros desafios importantes, tais como controle de gastos e planejamento financeiro. O Governo Federal, visualizando todo o problema social envolvido com a falta de educação financeira da população e ocasionando o endividamento da população, em 2010 criou a ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) para promover ações educacionais a respeito do assunto. Uma dessas ações foi inserir na BNCC (Base Nacional Curricular Comum) a Educação Financeira e a Matemática Financeira. A Matemática Financeira já constava na BNCC, porém com o foco na disciplina de Matemática. A partir de então, constam de forma explícita, assuntos que devem ser abordados a cada série contextualizando e abordando conceitos básicos de economia e finanças no intuito de levar educação financeira aos alunos. O ensino e compreensão por parte dos alunos dos conteúdos básicos de matemática podem fazer toda diferença para a mudança de comportamento na vida financeira da população. Trabalhar os conteúdos de forma contextualizada e mostrando sua aplicabilidade e funcionalidade no seu cotidiano é uma excelente forma de desmistificar a Matemática e transformá-la numa grande aliada para um futuro com uma vida financeira mais organizada e próspera. O objetivo desta dissertação é analisar as competências e habilidades requeridas pela BNCC para as diferentes etapas de ensino e exemplificar de que forma isso pode ser feito. | pt_BR |
dc.title.en | The teaching of financial mathematics as a means of raising awareness about financial education | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_bromarques.pdf | Dissertação de Breno Marques | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.