Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Marcelo Ferreira de-
dc.contributor.authorQueiroz, Plácido Anthony Lima Martins-
dc.date.accessioned2023-05-24T11:57:12Z-
dc.date.available2023-05-24T11:57:12Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Plácido Anthony Lima Martins. Metodologias de ensino e ferramentas tecnológicas para o professor de matemática abordar áreas de polígonos. 2023. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72449-
dc.description.abstractThis master's thesis addresses the increasingly frequent presence of digital culture in society and highlights the importance of the mathematics teacher adapting to this new reality, especially in preparing and conducting their classes. The work focuses on teaching of plane geometry, more specifically the content of polygon areas, as it is a one of the most charged in ENEM and for being considered critical in skills and competences evaluated by SPAECE. In addition, the choice of content is justified by its importance in the development of students' geometric thinking. The work also presents techniques disruptive pedagogical practices for the teaching staff, aiming at reformulating and revising their methods of teaching, presenting innovative methodologies. The aim is for students to build mathematical concepts and abstractions more effectively, through active methodologies, that appropriate the theory of constructivism, in which the student builds knowledge being the center of the process. The dissertation also aims to train teachers who master knowledge, but that they also learn to think, to correlate theory and practice. The teachers must seek to transform their practices, following the technological and scientific advances, since the technology today is able to integrate all spaces and times, facilitating the teaching process and learning. So 3D printing, Geogebra and Kahoot will be some tools presented to the teacher, as well as several strategies and activities to be used in classroom.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPolígonospt_BR
dc.subjectMetodologia ativa de aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPolygonspt_BR
dc.subjectActive learning methodologypt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleMetodologias de ensino e ferramentas tecnológicas para o professor de matemática abordar áreas de polígonospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação de mestrado aborda a presença cada vez mais frequente da cultura digital na sociedade e destaca a importância do professor de matemática se adequar a essa nova realidade, especialmente no preparo e na condução de suas aulas. O trabalho tem como foco o ensino da geometria plana, mais especificamente o conteúdo de áreas de polígonos, por se tratar de um dos mais cobrados no ENEM e por ser considerado crítico em habilidades e competências avaliadas pelo SPAECE. Além disso, a escolha do conteúdo se justifica pela sua importância no desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos. O trabalho também apresenta técnicas pedagógicas disruptivas para o corpo docente, visando a reformulação e revisão de seus métodos de ensino, apresentando metodologias inovadoras. O objetivo é que os alunos construam os conceitos e as abstrações matemáticas de maneira mais efetiva, por meio de metodologias ativas, que se apropriam da teoria do construtivismo, no qual o aluno constrói o conhecimento sendo o centro do processo. A dissertação visa também formar professores que dominem conhecimentos, mas que também aprendam a pensar, a correlacionar teoria e prática. Os docentes devem buscar transformar suas práticas, acompanhando o avanço tecnológico e científico, visto que a tecnologia hoje é capaz de integrar todos os espaços e tempos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, impressão em 3D, Geogebra e Kahoot serão algumas ferramentas apresentadas ao professor, assim como diversas estratégias e atividades a serem utilizadas em sala de aula.pt_BR
dc.title.enTeaching methodologies and technological tools for the mathematics teacher to approach areas of polygonspt_BR
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_palmqueiroz.pdf5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.