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dc.contributor.advisorBruin, Pedro Felipe Carvalhedo de-
dc.contributor.authorMarques Filho, José Messias Vieira-
dc.date.accessioned2023-05-22T11:06:14Z-
dc.date.available2023-05-22T11:06:14Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationMARQUES FILHO, José Messias Vieira. Revisão sistemática da influência do sono da aquisição de habilidades motoras em crianças sem transtorno cognitivo e/ou motor. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72410. Acesso em: 22 maio 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72410-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectSonopt_BR
dc.subjectTranstornos Motorespt_BR
dc.titleRevisão sistemática da influência do sono da aquisição de habilidades motoras em crianças sem transtorno cognitivo e/ou motorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEstudos prévios sugerem que o sono desempenha papel importante na consolidação da memória, tanto declarativa (memória consciente) quanto procedimental (memória não consciente). Em adultos, existem relatos de que o sono após a prática de uma nova habilidade motora apóia a consolidação da memória procedimental. Entretanto, na criança, efeitos do sono na consolidação da memória deste tipo de memória permanecem em aberto. O objetivo deste estudo foi sintetizar as evidências relativas à influência do sono sobre a aquisição de habilidade motora em crianças sem transtorno cognitivo e/ou motor. Foi conduzida uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas Pub Med, Cochrane, Embase e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A pesquisa foi realizada até o dia 10 de julho de 2022. A revisão foi registrada no registro prospectivo internacional de revisões sistemáticas PROSPERO (identificador: CRD42022363868). Os critérios de elegibilidade incluíram ensaios clínicos controlados sobre a influência do sono na aquisição de habilidades motoras em crianças com idade ≤ 12 anos, sem transtorno cognitivo e/ou motor, com grupo controle de crianças não submetidas a período de sono. Foram recuperados inicialmente 7241 estudos, dos quais nove foram incluídos na revisão sistemática, envolvendo um total de 468 crianças. Os resultados sugerem que a aquisição de uma habilidade motora melhora após um período de sono diurno e/ou noturno, quando comparado ao grupo que não dormiu. Foram verificadas diferenças substanciais em relação aos tipos de tarefa motora. A qualidade metodológica, avaliada através da ferramenta Risk of Bias 2 (RoB 2) da Cochrane, indicou alto risco de viés para todos os estudos.pt_BR
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