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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72344
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Francisca Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-17T18:28:41Z | - |
dc.date.available | 2023-05-17T18:28:41Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Francisca Pereira dos. Romaria dos versos: mulheres autoras na ressignificação do cordel. Orientador: Irles Alencar Firmo Barreira. 2002. 156 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidaddes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72344 | - |
dc.description | Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work has as it's aim evaluating the feminine presence in the "cordel" from the concept of re-signification, indicating Crato and Juazeiro do Norte as the empirical supporting empirical field. For this, an important movement was evaluated, as it begins in 1970, related to the so-called popular culture, where the "cordel" was given new meanings. In this valorization process of the "popular", a new cultural field was shaped and this field fomented a new production, divulging and consumption of this kind of poetry which at the same time was related to an empirical field whose materialization is found in the Cariri region, Ceará, specifically in the afore-mentioned cities, a unique place for the production of this poetry. It was found in this research that women, authors of "cordel", had a special role in the picking up again of this kind literature in present days where, starting from it's theme, content and difIerent means of expression, a new narration arises. At the time 24 women, authors of "cordel", were recorded among which Sebastiana Gomes de Almeida (Bastinha) and Salete Maria da Silva stand out, both from the afore-mentioned cities and members of the groups here revie ed - Academia dos Cordelistas do Crato and Sociedade dos Cordelistas Mauditos. This research had as it's theoretical reference the field idea as developed by the sociologist Pierre Bourdieu and the re-signification notion, as supported by the researcher Gilmar de Carvalho, and having at last, as support for discussing question as authenticity and tradition in the "cordel" the help of Nestor de Carvalho. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Presença feminina | pt_BR |
dc.subject | Cordel | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.title | Romaria dos versos: mulheres autoras na ressignificação do cordel | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho teve como objetivo analisar a presença feminina no cordel, a partir do conceito de ressignificação, tendo o Crato e Juazeiro do Norte como campo empírico que lhe confere sentido e significado. Para tanto, foi visto como se inicia em 1970, um importante movimento de valorização da chamada cultura popular, onde o cordel ganhou novos sentidos. Neste processo de valorização do "popular" formou-se um campo cultural que fomentou uma nova produção, difusão e consumo desta poética, paralelamente, interelacionado a um campo empírico, cuja materialização encontra na região do Cariri, Ceará, especificamente nas cidades citadas, um espaço singular de produção dessa poesia. Nesta pesquisa as mulheres autoras de cordel foram elementos destacados no processo de retomada dessa literatura na atualidade, onde, a partir de suas temáticas, conteúdos e diferentes linguagens, reascendem uma nova narrativa neste gênero literário. Na oportunidade foram registradas 24 mulheres autoras de cordel, no qual foram destacadas as poetas Sebastiana Gomes de Almeida Job (Bastinha) e Salete Maria da Silva, ambas, respectivamente das cidades citadas e participantes dos grupos aqui também analisados, Academia dos Cordelistas do Crato e Sociedade dos Cordelistas Mauditos. Esta pesquisa teve como referencial teórico a idéia de campo empreendida pelo sociólogo Pierre Bourdieu e a noção de ressignificação, amparada no pesquisador Gilrnar de Carvalho, tendo finalmente, como suporte para discutir questões como autenticidade e tradição no cordel a recorrência a Nestor Canclini. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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