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Tipo: Dissertação
Título: Práticas de gestão de pessoas na gestão escolar: análise das cognições dos gestores e docentes
Autor(es): Nobre, Ana Paula Silva dos Santos
Orientador: Pinho, Ana Paula Moreno
Palavras-chave: Administração de pessoal;Gestão da Escola;Cognição
Data do documento: 2022
Citação: NOBRE, Ana Paula Silva dos Santos. Práticas de gestão de pessoas na gestão escolar: análise das cognições dos gestores e docentes. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A gestão de pessoas (GP) destaca-se nas organizações, pois é um elemento importante para o desempenho organizacional e contribui para obtenção de vantagens competitivas por intermédio das pessoas. A aplicação das práticas de GP (treinamento, avaliação de desempenho, dentre outras) deve ocorrer de maneira integrada, com base na estratégia organizacional e atendendo às metas individuais dos empregados. Nas escolas, o desafio de GP está atrelado à qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos. Deste modo, a pesquisa ora sob relato teve como objetivo geral analisar as práticas de GP em escolas com distintos métodos pedagógicos, com amparo nas cognições dos seus gestores e docentes. Para alcançar esse objetivo, estruturou se uma demanda de campo em quatro escolas da cidade de Fortaleza, que adotam métodos pedagógicos distintos (Montessori, Ecossistêmico, Waldorf e Tradicional) e possuem similaridades quanto à infraestrutura perfis socioeconômicos dos estudantes. A coleta dos dados ocorreu por intermédio de entrevistas semiestruturadas e assentes nas cognições dos sujeitos. Os roteiros de entrevistas foram elaborados com base na Abordagem Cognitivo-Reflexiva (ACR). Os dados foram obtidos por meio de respostas espontâneas, técnica das fichas e livre produção escrita. Para obtenção dos dados secundários sobre as escolas, recorreu-se à análise documental nos websites e redes sociais das escolas. A análise de conteúdo foi procedida com esteio nas entrevistas, estabelecendo as seguintes categorias: práticas de GP aplicadas nas escolas, práticas importantes para gestores e docentes, e contribuição dos exercícios de GP no desempenho das escolas e profissionais. Adquiriu-se como resultado o fato de que as escolas possuem semelhanças e diferenças na aplicação das suas práticas de GP, destacando-se nas escolas Montessori, Ecossistêmica e Waldorf a intensa formação dos profissionais no método pedagógico. A investigação se justifica pela lacuna de pesquisas qualitativas envolvendo GP na gestão escolar, valendo-se de uma proposta metodológica de entrevista recentemente introduzida nos estudos organizacionais - a ACR e, por estabelecer um estudo comparativo entre escolas com variados métodos pedagógicos. O estudo, decerto, vai contribuir para o enriquecimento da base empírica de estudos sobre práticas de GP, destas evidenciando a relevância para atuação do docente na qualidade de profissional especializado. Ademais, a pesquisa fortalece a gestão das escolas com reflexões sobre a aplicação das práticas de GP.
Abstract: People management (PM) stands out in organizations, as it is an important element for organizational performance and contributes to obtaining competitive advantages through people. The application of PM practices (training, performance evaluation, among others) should occur in an integrated manner, based on organizational strategy and meeting the individual goals of employees. In schools, the PM challenge is tied to the quality of teaching and learning of students. Thus, the research now under report had as general objective to analyze PM practices in schools with different pedagogical methods, with support in the cognitions of their managers and teachers. To achieve this goal, a field demand was structured in four schools in the city of Fortaleza, which adopt different pedagogical methods (Montessori, Ecossystemic, Waldorf and Traditional) and have similarities in the infrastructure socioeconomic profiles of students. Data collection occurred through semi-structured interviews based on the subjects' cognitions. The interview scripts were elaborated based on the Cognitive-Reflective Approach (CRA). The data were obtained through spontaneous responses, technique of the forms and free written production. To obtain secondary data on schools, documentary analysis was used on the websites and social networks of the schools. The content analysis was carried out with a mainity in the interviews, establishing the following categories: PM practices applied in schools, important practices for managers and teachers, and contribution of PM exercises in the performance of schools and professionals. As a result, the fact that schools have similarities and differences in the application of their PM practices, especially in montessori, ecosystem and Waldorf schools the intense training of professionals in the pedagogical method. The investigation is justified by the gap of qualitative research involving PM in school management, using a methodological proposal of interview recently introduced in organizational studies - the CRA and, for establishing a comparative study between schools with various pedagogical methods. The study, of course, will contribute to the enrichment of the empirical basis of studies on PM practices, evidencing the relevance for the performance of teachers as a specialized professional. Moreover, the research strengthens the management of schools with reflections on the application of PM practices.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72212
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