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Tipo: Dissertação
Título: Proposta de ensino de ondas sonoras com aplicação de experimentos simples em sala de aula
Autor(es): Silva, Mackson Kerlley Freire
Orientador: Dias, Nildo Loiola
Palavras-chave: Ondas sonoras;Som - experimentos;aprendizagem significativa
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, M. K. F. Proposta de ensino de ondas sonoras com aplicação de experimentos simples em sala de aula. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Abordamos neste trabalho um método de ensino de ondas através da construção e aplicação de experimentos para alunos em sala de aula. O método foi aplicado em turmas do 1º ano do ensino médio da escola Mariano Martins, localizada no Henrique Jorge, Bairro de Fortaleza – Ce. A partir da utilização de materiais de baixo custo, até mesmo reciclados, foi desenvolvida uma sequência de experimentos referentes a compreensão do estudo das ondas sonoras. Enquanto mentor dessa sequência de experiências, desenvolvi a dissertação na forma de uma pesquisa-ação, apresentando princípios que norteiam o ensino de ondas sonoras aos participantes. A pesquisa envolve a investigação de diversos elementos ligados ao som, bem como a classificação de características de diferentes sons produzidos por diversos meios. Tal trabalho só foi possível com uma busca ativa de trabalhos experimentais no ensino de física, que cada dia apresenta tamanha dificuldade no aprendizado em nossa sociedade. Em nosso referencial teórico, basicamente a partir de Vigotisk, Valon, investigamos respectivamente questões relativas à educação de ciências a partir da utilização de experimentos simples ligados aos subsunçores, de acordo com Ausubel, com a perspectiva de subsidiar uma discussão em torno das atividades pedagógicas de ensino-aprendizagem de física. No que concerne à revisão teórica de física, percebemos uma grande demanda de bons autores para explanar de forma teórica qualquer área do conhecimento da física. A teoria não deixa de ser parte essencial na prática do ensino. Uma vez que é através da base teórica que foi possível desenvolver toda a sequência de experimentos contidos nesse trabalho. No campo do ensino de física, criticamos alguns aspectos do chamado modelo tradicional de ensino, que não procura explorar de forma criativa os diversos fenômenos em torno dos temas relacionados ao ensino de física. Os resultados abrem portas para outras propostas referentes ao ensino/aprendizagem em física e para discussões acerca de políticas públicas de educação de ciências.
Abstract: We approach in this work a method of teaching waves through the construction and application of experiments for students in the classroom. The method was applied in classes of the 1st year of high school at Escola Mariano Martins, located in Henrique Jorge, Bairro de Fortaleza - Ce. From the use of low-cost materials, even recycled ones, a sequence of experiments was developed regarding the understanding of the study of sound waves. As a mentor of this sequence of experiences, I developed the dissertation in the form of an action research, presenting principles that guide the teaching of sound waves to the participants. The research involves the investigation of different elements linked to sound, as well as the classification of characteristics of different sounds produced by different means. Such work was only possible with an active search for experimental works in physics teaching, which every day presents such difficulty in learning in our society. In our theoretical framework, basically from Vygotsky, Valon, we respectively investigate issues related to science education from the use of simple experiments linked to subsumers, according to Ausubel, with the perspective of subsidizing a discussion around the pedagogical activities of teaching-learning physics. Regarding the theoretical review of physics, we perceive a great demand for good authors to theoretically explain any area of physics knowledge. Theory is still an essential part of teaching practice. Since it is through the theoretical basis that it was possible to develop the entire sequence of experiments contained in this work. In the field of physics teaching, we criticize some aspects of the so-called traditional teaching model, which does not seek to creatively explore the various phenomena around topics related to physics teaching. The results open doors to other proposals regarding teaching/learning in physics and to discussions about public policies for science education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72191
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