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dc.contributor.advisorLeão, Ruth Pastôra Saraiva-
dc.contributor.authorSobrinho, Dário Macedo-
dc.date.accessioned2023-05-03T18:01:41Z-
dc.date.available2023-05-03T18:01:41Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOBRINHO, Dário Macedo. Gerenciamento de carregamento de veículos elétricos em estação pública usando controle consenso distribuído. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72025-
dc.descriptionEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to control and optimize the charging of multiple EVs in an electrical supply station, using the distributed consensus algorithm. The proposed algorithm uses the information exchanged between neighboring EVs to optimize the use of the station’s electrical power by reducing electrical losses during charging. The proposed algorithm makes use of the information exchanged between neighboring VEs to carry out the charging process efficiently. The distributed control, when compared to centralized and decentralized, is potentially more efficient and flexible with regard to computational cost and communication cost. The work demonstrates the scalability of the proposed method regarding the number of EV charging stations at the station of supply, the efficiency of the charging in terms of the use of power supply from the station and customer service and the adaptability of the model to random outputs and inputs of EVs. For that, three case studies are presented that aim to demonstrate the functionality of the applied method. The convergence of the consensus algorithm, the utilization of the used power in relation to the supplied power, the battery charging level through the SOC of the are evaluated. The results obtained show the adaptability and scalability of the algorithm, in addition to proving the effectiveness of applying the method in coordinating the efficient charging of VEs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.titleGerenciamento de carregamento de veículos elétricos em estação pública usando controle consenso distribuídopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO crescente uso de Veículos Elétricos (VEs) nos últimos anos tem suscitado novos desafios à operação das redes elétricas de distribuição dado o acréscimo de carga e a natureza aleatória dos VEs. Neste contexto, muitos trabalhos têm destacado a técnica de multiagentes baseada em algoritmo de consenso distribuído para agregar ação coordenada e cooperativa de agentes no gerenciamento de VEs. Nesta dissertação é apresentado um algoritmo de consenso distri- buído, cujo objetivo é controlar e otimizar o carregamento de múltiplos VEs em um posto de abastecimento elétrico. O algoritmo proposto faz uso das informações trocadas entre agentes vizinhos para otimizar o uso da potência elétrica do posto por meio da redução de perdas elétricas durante o carregamento. O controle distribuído, se comparado ao centralizado e descentralizado, é potencialmente mais eficiente e flexível no que se refere ao custo computacional e ao custo de comunicação. No trabalho são demonstradas a escalabilidade do método proposto quanto ao número de estações de carga de VEs do posto de abastecimento, a eficiência do carregamento quanto ao uso de potência de suprimento do posto e de atendimento ao cliente e a adaptabilidade do modelo a saídas e entradas aleatórias de VEs. Para tanto são apresentados três estudos de caso que demonstram a funcionalidade do método aplicado. São avaliados a convergência do algoritmo de consenso, o aproveitamento da potência utilizada em relação à potência fornecida, o nível de carregamento das baterias através do State of Charge (SOC) dos VEs. Os resultados obtidos evidenciam a adaptabilidade e escalabilidade do algoritmo, além de provar a efetividade da aplicação do método na coordenação do carregamento eficiente de VEs.pt_BR
Aparece nas coleções:DEEL - Dissertações defendidas na UFC

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