Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71997
Tipo: Resumo
Título: Catalogação e indexação no sistema Pergamum como estratégias de aprendizagem para discentes do curso de Biblioteconomia
Autor(es): Silva, Gabriela Regina Feijão da
Couto, Bruna Gomes
Araújo, Maria Clara Rafael de
Silva, Lucélia Martins da Costa
Palavras-chave: Catalogação;Indexação;Representação da informação;Sistema Pergamum;Biblioteca universitária
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Gabriela Regina Feijão da; COUTO, Bruna Gomes; ARAÚJO, Maria Clara Rafael de; SILVA, Lucélia Martins da Costa. Catalogação e indexação no sistema Pergamum como estratégias de aprendizagem para discentes do curso de Biblioteconomia. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 7, n. 8, p. 932, 2022.
Resumo: Catalogação e Indexação no sistema Pergamum como estratégias de aprendizagem para discentes do Curso de Biblioteconomia, orientado por uma bibliotecária da Seção de Representação da Informação tem a finalidade de contribuir para que as bolsistas tenham uma melhor compreensão da práxis bibliotecária. O projeto consiste na utilização da ferramenta Pergamum, usada no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará para Catalogação e Indexação de materiais bibliográficos, levando as bolsistas a compreenderem como se dar o processo de recuperação da informação pelo usuário da biblioteca. O trabalho é feito por meio de um relatório de Acervos Bibliográficos que necessitam de correção, gerados do próprio Pergamum, e com o auxílio de instrumentos de trabalho como: Politica de Indexação do Sistema de Bibliotecas, Manual de Catalogação e o Guia do projeto. As bolsistas utilizam o Pergamum para a correção de Acervos Bibliográficos através do preenchimento de campos do Formato Marc 21, em duas etapas: na primeira, trabalhamos a Indexação dos materiais bibliográficos, preenchendo os campos 600-699 referente à Área do Assunto. Já na segunda, trabalhamos a Catalogação de materiais bibliográficos preenchendo os demais campos Marc 21, como por exemplo, o 245 referente à Área do Título e Responsabilidade e o 300 referente à Área da Descrição Física. Após o preenchimento dos campos Marc 21, a orientadora revisa cada Acervo Bibliográfico e dar o feedback necessário. O objetivo inicial do projeto está sendo atingido, pois os momentos dedicados à bolsa são de muito aprendizado. Em virtude das aulas remotas, consequência da pandemia, não foi possível praticar o que foi visto com o professor e o projeto fez com que o conhecimento adquirido fosse complemento para ser aplicado em sala de aula. O projeto está em andamento, mas podemos constatar o quanto ele agrega de forma positiva no aprendizado do discente, durante a graduação e como futuro profissional no mercado de trabalho.
Descrição: Trabalho apresentado no VII Encontro de Iniciação Acadêmica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71997
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_res_grfsilva_et_al.pdf49,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.