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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71989
Type: | Tese |
Title: | "O Brasil tem um enorme passado pela frente": uma arqueogenealogia do ataque/defesa à educação no Brasil contemporâneo (2018-2020) |
Title in English: | Brazil has a huge past ahead: an a archaepgenealogy of the attack/defense to education in contemporary Brazil (2018-2020). |
Authors: | Nascimento, Paulo Henrique Albuquerque do |
Advisor: | Benevides, Pablo Severiano |
Keywords: | Arqueogenealogia;Ataque/defesa à educação;Neoliberalismo;Direito à educação;Movimento estudantil;Archaeogenealogy;Attack/defense of education;Neoliberalism;Right to education;Student movement |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | NASCIMENTO, Paulo Henrique Albuquerque do. "O Brasil tem um enorme passado pela frente": uma arqueogenealogia do ataque/defesa à educação no Brasil contemporâneo (2018-2020). Orientador: Pablo Severiano Benevides. 2023. 363 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho, em sua interlocução com o campo dos estudos foucaultianos, buscou investigar as características relacionadas ao ataque e defesa à educação (pública) no Brasil contemporâneo. Utilizando como ferramentas conceituais e aporte teórico-metodológico a arqueologia e a genealogia, em seu acoplamento sob a forma de arqueogenealogia, a pesquisa direcionou atenção para as práticas discursivas e não discursivas em torno do ataque e defesa à educação, atentando também para uma analítica das relações de poder que envolvem essas práticas. Assim, foram mapeadas, no recorte temporal dos anos de 2018 a 2020, as publicações dos websites de três entidades estudantis: a União Brasileira de Estudantes Secundarista - UBES, a União Nacional dos Estudantes – UNE, e Associação Brasileira de Pós-Graduandos – ANPG, e, em menor número, foram incluídos artigos jornalísticos relacionados ao campo da educação e publicações em websites de outras entidades da sociedade civil vinculadas aos movimentos políticos de defesa da educação. Esses atores — primordialmente do movimento estudantil — funcionaram como meios pelos quais foi possível mapear o conjunto heterogêneo e plural característico dos movimentos de defesa da educação e analisar como os mesmos responderam e respondem aos alegados ataques, aglutinando pautas da luta política que não estão ligadas diretamente aos elementos da educação formal, como a defesa da democracia, da constituição, da saúde, dentre outros. Desse modo, percebeu-se uma multiplicidade envolta às formas de ataque e defesa à educação, salientando que essas formas estão engendradas dentro de uma racionalidade neoliberal, seja corroborando com a mesma, viabilizando seu funcionamento, seja na tentativa de limitar e resistir às suas lógicas subjacentes. Esse campo ainda foi lido através de três eixos: um eixo econômico, relacionado às questões sobre os recursos financeiros destinados e/ou retirados da pasta da educação, em termos de orçamento da União; um eixo político-democrático, na atenção aos ataques aos serviços e bens públicos, cerceamentos de direitos políticos e sociais, em contraposição a defesa dos direitos de grupos minoritários e de afirmação das diferenças e da diversidade; e um eixo moral, viabilizado por uma “pauta dos costumes”, atravessado, muitas vezes, por um fundamentalismo religioso, que tomou escolas, universidades e professores como supostos propagadores da destruição de valores conservadores e consequentemente — na visão dos defensores desses valores — da sociedade. As contraposições às formas de ataque, por sua vez, foram construídas com a defesa de uma educação que seria (ou deve ser) democrática, com a defesa do direito e do investimento em educação, como também da liberdade de cátedra e da autonomia universitária, baseadas também numa concepção de educação plural que não visa (ou não deve) minar o aparecimento dos dissensos. Esses elementos foram identificados nos enunciados de manifestações em defesa da educação, nos embates relacionados ao Escola Sem Partido, nas contraposições à Reforma do Ensino Médico e à Base Nacional Comum Curricular - BNCC, na recusa ao processo de militarização das escolas, na veiculação de projetos de captação de recursos financeiros com ênfase na iniciativa privada nas universidades e institutos federais, como o Future-se, como também nas nomeações (ou intervenções) para os dirigentes desses espaços. Por fim, a pesquisa concluiu com uma sinalização para alguns riscos em posicionar determinadas formas de defesa da educação, dada à facilidade com que podem ser convertidas em ataques à mesma, assentando caminhos para a intensificação do processo de privatização da vida e das subjetividades, naturalizando ainda mais a lógica subjacente à racionalidade neoliberal. |
Abstract: | This work, in its interlocution with the field of Foucauldian studies, sought to investigate the characteristics related to the attack and defense of (public) education in contemporary Brazil. Using archeology and genealogy as conceptual tools and methodological theoretical support, in their coupling in the form of archeogenealogy, the research directed attention to the discursive and non-discursive practices around the attack and defense of education, also paying attention to an analysis of the relations of power involved in these practices. Thus, in the time frame of the years 2018 to 2020, publications of the websites of three student organizations were mapped, namely: the Brazilian Union of Secondary Students - UBES, the National Union of Students - UNE and the Brazilian Association of Postgraduate Students. Graduates – ANPG, and, to a lesser extent, journalistic articles related to the field of education and publications on websites of other civil society entities linked to political movements in defense of education were included. These actors - primarily from the student movement - worked as means by which it was possible to map the heterogeneous and plural set of characteristic of movements in defense of education and to analyze how they have responded and still respond to the alleged attacks, agglutinating agendas of the political struggle that are not directly linked to the elements of formal education, such as the defense of democracy, of the constitution, of health, among others. In this way, a multiplicity was perceived surrounding the forms of attack and defense of education, emphasizing that these forms are engendered within a neoliberal rationality, whether corroborating with it, making its operation viable, or in an attempt to limit and resist its underlying logics. This field was still read through three axes: an economic axis, related to questions about the financial resources allocated and/or withdrawn from the education portfolio, in terms of the Union's budget; a political-democratic axis, in attention to attacks on public services and goods, and restrictions on political and social rights, in opposition to the defense of the rights of minority groups and the assertion of differences and diversity; and a moral axis, made possible by a “customs agenda”, crossed, many times, by a religious fundamentalism, which took schools, universities and teachers as supposed propagators of the destruction of conservative values and consequently – in the view of the defenders of these values -, of Society. Contrapositions to the forms of attack, in turn, were constructed, with the defense of an education that would be (or should be) democratic, with the defense of education as a right and the investment in education, as well as the freedom of professorship and university autonomy , also based on a conception of plural education that does not (or should not) undermine the emergence of dissent. These elements were identified in the statements of demonstrations in defense of education, in clashes related to the Escola Sem Partido, in opposition to the Reform of Medical Education and the National Common Curricular Base - BNCC, in the refusal of the process of militarization of schools, in the dissemination of fundraising projects with an emphasis on the private sector at universities and federal institutes, such as Future-se (future yourself), as well as appointments (or interventions) for the leaders of these spaces. Finally, the research concluded with a signal for some risks in positioning certain forms of defense of education, given the ease with which they can be converted into attacks on it, establishing paths for the intensification of the process of privatization of life and subjectivities, further naturalizing the logic underlying neoliberal rationality. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71989 |
Appears in Collections: | PPGP - Teses defendidas na UFC |
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