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Tipo: TCC
Título: Dança Cristã (aquela que não se vê)
Autor(es): Sampaio, Carlos Eduardo Macêdo
Orientador: Costa, Pablo Assumpção Barros
Palavras-chave: Dança cristã;Dança moderna;Espetáculo;Adoração;Dramaturgia;Performance
Data do documento: 2022
Citação: SAMPAIO, Carlos Eduardo Macêdo. Dança Cristã (aquela que não se vê). 2022. 49 f. TCC (Graduação em Dança - Licenciatura) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal a investigação do corpo material e espiritual do dançarino cristão para mitigar a expectativa espetacularizada da dança cristã. No primeiro capítulo, discorro sobre as relações do corpo com a dimensão invisível e/ou espiritual presentes tanto na cena da Dança Cristã como na cena da dança moderna, focando nas investigações corporais de Martha Graham, a fim de propor o conceito de gesto inconclusivo. No segundo capítulo, desenvolvo também o conceito de adoração, o qual constitui tanto um estado de corpo performático no cotidiano do artista cristão quanto uma atividade dramatúrgica no contexto de criação artística. Por fim, no terceiro capítulo, apresento relatos descritivos e minuciosamente detalhados de ensaios realizados por mim, sem a intenção de criação de um espetáculo para ser apresentado, mas com o objetivo de compreender como se aplicam, na vivência corporal, os conceitos e as discussões levantadas nos capítulos anteriores
Abstract: This monograph has as its main objective the investigation of the material and spiritual body of the Christian dancer to mitigate the spectacularized expectation of a Christian Dance. In the first chapter, I discuss the body's relations with the invisible and/or spiritual dimension present both in the Christian Dance scene and in the modern dance scene, focusing on Martha Graham's body investigations, in order to propose the concept of inconclusive gesture. In the second chapter, I also develop the concept of worship/adoration, which constitutes both a state of the performing body in the daily life of the Christian artist and a dramaturgical activity in the context of artistic creation. Finally, in the third chapter, I present descriptive and meticulously detailed reports of rehearsals carried out by me, without the intention of creating a show to be presented, but with the aim of understanding how the concepts and discussions raised in previous chapters are applied in bodily experience.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71937
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