Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71935
Tipo: TCC
Título: Previsibilidade de secas e enchentes no Estado do Ceará e sua importância econômica, social e ambiental
Autor(es): Carvalho Filho, Raymundo da Silveira
Orientador: Carvalho, Roberto Cláudio de Almeida
Palavras-chave: Secas - Tendências;Inundações - Tendências;Pluviometria - Estatísticas
Data do documento: 1994
Citação: CARVALHO FILHO, Raymundo da Silveira. Previsibilidade de secas e enchentes no Estado do Ceará e sua importância econômica, social e ambiental. 1994. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Economia dos Recursos Naturais Renováveis e Política Ambiental) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1994. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71935. Acesso em: 27 abr. 2023.
Resumo: Este estudo teve por objetivo principal identificar os anos que apresentaram a maior frequência de períodos críticos, do ponto de vista climático, as chamadas secas e enchentes, bem como os anos considerados normais. Com base no número de eventos favoráveis a ocorrência desses fatos, fazer projeções para o futuro, utilizando a teoria das probabilidades, contribuindo, dessa forma, para a criação de um modelo capaz de possibilitar a previsão do tempo a longo prazo. Para atingir o objetivo colimado, foi necessário estabelecer um método de caracterização de secas, enchentes e anos normais, utilizando modelos estatísticos bem como a distribuição frequencial desses eventos, ao longo de cada década, de acordo com a terminação numérica dos anos e o intervalo de confiança para as médias de cada município estudado. Foram utilizados dados pluviométricos secundários, em séries temporais que variam de um mínimo de 73 anos ao máximo de 82, envolvendo a pluviometna de 10 municípios do Estado do Ceará, sendo que o município de Fortaleza contribuiu com duas séries temporais, uma de 81 anos, compreendendo o período de 1912 a 1982 e outra de 144 anos, abrangendo o período de 1849 a 1992. Em ambas as séries do município de Fortaleza, bem como nas séries de nove municípios do interior, os dados pluviométricos foram agrupados de acordo com a sua terminação numérica, a altura pluviométrica, o intervalo de confiança e seu posicionamento em relação tanto ao intervalo de confiança quanto à média pluviométrica anual do município. Nos resultados alcançados foi possível caracterizar os anos de secas e enchentes bem como os anos de inverno bom e ruim e sua frequência temporal. Verificou-se que a frequência de secas é a mesma da ocorrência de enchentes e identificou-se os anos que apresentaram maior frequência de secas e enchentes e intensidade pluviométrica normal. Com base no que ocorreu no passado, concluímos que é possível fazer previsões sobre a ocorrência de secas, enchentes ou invernos normais, com grande antecedência.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71935
Aparece nas coleções:EERNRPA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1994_tcc_rscarvalhofilho.pdf24,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.