Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71930
Tipo: TCC
Título: O Turismo fundamentado no enfoque da qualidade total como alternativa de desenvolvimento sustentável: o caso do Estado do Ceará
Autor(es): Casimiro Filho, Francisco
Orientador: Mayorga, Maria Irles de Oliveira
Palavras-chave: Turismo sustentável;Desenvolvimento sustentável - Ceará;Gestão da qualidade
Data do documento: 1994
Citação: CASIMIRO FILHO, Francisco. O Turismo fundamentado no enfoque da qualidade total como alternativa de desenvolvimento sustentável: o caso do Estado do Ceará. 1994. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Economia dos Recursos Naturais Renováveis e Política Ambiental) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1994. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71930. Acesso em: 27 abr. 2023.
Resumo: Atualmente, uma das preocupações dos paises do Terceiro Mundo e a busca de soluções de seus problemas mediante a utilização de recursos disponíveis, de modo a garantir a melhoria da qualidade de vida de sua população. Assim, o turismo surge como uma das alternativas que pode se enquadrar perfeitamente em um modelo de desenvolvimento sustentável, principalmente em regiões semi-áridas. desde que seja planejado dentro do enfoque filosófico da Qualidade Total. Diante disso, o objetivo do presente estudo será a partir da identificação da realidade da atividade, propor um modelo sustentavel para exploração do tunsmo no Estado do Ceara, fundado nos principios da Qualidade Total. Para isso foram aplicados 200 questionários nos 26 hotéis classificados pela Empresa Brasileira de Turismo na cidade de Fortaleza no mês de janeiro de 1994. Destes apenas 35 questionários foram devolvidos. Os mesmos foram analisados utilizando analise tabular e descritiva. bem como ferramentas de Qualidade Total, tas como diagrama de Pareto e gráfico de controle. Os resultados obtidos foram os seguintes: 71,4% dos turistas eram nacionais, 54% eram do sexo masculino, 78% tinham menos de 40 anos, 60% eram casados e vijavam com a familia. Os turistas apresentaram um bom nível cultural, pois 65,7% possuíam pelo menos nivel superior . 77,2% utilizaram o avião como meio de transporte. Com relação aos atrativos que motivaram os turistas a conhecer o Ceará, 70,6% responderam ter sido as praias e as belezas naturais e paisagisticas. Quanto aos serviços oferecidos, de uma maneira geral, foram classificados como bom e com os preços considerados razoaveis ou médios. No que diz respeito a capacidade de suporte Fortaleza dispõe de 10.389 leitos e de uma infra-estrutura de lazer que comporta cerca de 50.000 pessoas. Para implantação de um modelo de gestão para exploração do turismo, devem ser consideradas as dimensões de sustentabilidade, à saber: econômica, ecológica, espacial , social e cultural. Além disso o governo e a iniciativa privada deverão implantar o serviço de Qualidade para o setor e com isso competir com outros centros internacionais de turismo. Da maneira como o turismo esta sendo implantado no Ceara, poderá não garantir a sustentabilidade do desenvolvimento desse setor num período de longo prazo. Pois não estão sendo, desenvolvidos trabalhos de conservação de nossas belezas naturais e paisagistas e as praias, principais atrativos na preferência dos turistas. Além disso, um dos principais fornecedores de serviços aos turistas, o setor hoteleiro, não está trabalhando dentro dos princípios da Qualidade Total, pois não demonstrou nenhum interesse em conhecer seus clientes. Pode-se verificar também que uma percentagem significativa dos turistas consideraram os serviços oferecidos de boa qualidade, mais com custos um tanto quanto elevados.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71930
Aparece nas coleções:EERNRPA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1994_tcc_fcasimirofilho.pdf14,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.