Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71897
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação dos fatores sócio-econômicos que afetam a lavoura cacaueira: o caso da gleba burareiro licitação, município de Ariquemes, Rondônia
Autor(es): Mendes, Fernando Antonio Teixeira
Orientador: Lemos, José de Jesus Sousa
Palavras-chave: Fatores socioeconômicos;Cacaueiro - Aspectos econômicos;Cacau - Produtividade;Propriedade rural
Data do documento: 1989
Citação: MENDES, Fernando Antonio Teixeira. Avaliação dos fatores sócio-econômicos que afetam a lavoura cacaueira: o caso da gleba burareiro licitação, município de Ariquemes, Rondônia. 1989. 112 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1989. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71897. Acesso em: 26 abr. 2023.
Resumo: Nosso estudo pautou-se em quatro objetivos básicos: aceitar ou rejeitar a hipótese de que a produtividade nas lavouras cacaueiras da área estudada, não vem alcançando os níveis técnicos estabelecidos para a cultura; determinar o perfil do agricultor e da área que foi fonte da pesquisa; estabelecer as variáveis sócio econômicas que estão contribuindo para o baixo nível de produtividade; e, sugerir medidas que visem melhorar os padrões de rendimento na Gleba Burareiro Licitação. Alinharemos a seguir, sinteticamente, as conclusões obtidas no referido estudo. Realmente o problema reclamado pelos cacauicultores da Gleba Burareiro Licitação & pertinente. Como já discutiu-se anteriormente, a produtividade media alcançada e aferida pelo estudo foi de 297 kg/ha, valor este que representa apenas 42% da produtividade média nacional e da região gul-baiana. Com os resultados obtidos, fica caracterizado que. a presença do proprietário por mais tempo na sua propriedade é um fator determinante na obtenção de níveis de produtividade mais satisfatórios. A forma de administração da propriedade usualmente empregada pelos "licitantes", dita indireta, por estar intimamente ligada com a sua ausência da propriedade e, as recomendações e determinações são feitas segundo o discernimento do administrador de campo, mostrou-se totalmente inadequada aos fins de qualquer empreendimento agrícola. Dificilmente encontra-se uma propriedade que tenha organizadas, por qualquer método, a contabilidade de sua empresa agrícola. Raramente existe um arquivo de recibos de compras de materiais e vendas de produtos. O acompanhamento da produtividade é feito anualmente, quando já não existe mais tempo para uma retomada das ações no sentido de melhorar o padrão de rendimento, fato este que poderia muito bem ser detectado caso fossem feitas análises mensais na propriedade e comparando-se com as demais propriedades circunvizinhas. Como na comercialização das amêndoas de cacau pouco se utiliza o armazenamento do produto para especulação de preço e sendo a colheita quinzenal no período do pico de safra, o agricultor não criou ainda o habito de manter sua receita devidamente controlada, no sentido de melhor fazer a distribuição da sua aplicação. Por sua própria formação e ausência da propriedade, ficou demonstrado que o agricultor não tem noção da relação benéfico/custo na aplicação de tecnologias tecnicamente recomendadas. Assim não existe um modelo de administração da propriedade, ocorrendo as mais diversas formas de acompanhamento dos resultados e, na aplicação dos fatores de produção. Ficou confirmada a hipótese de que a Gleba Burareiro Licitação é um grande monocultivo de cacaueiros, ocorrendo desvios esporádicos para a pecuária de corte e culturas anuais mas, muito insipiente e, sem qualquer resultado econômico para médio e curto prazo, ao contrário, estão tendo seus custos financiados pela cultura do cacau.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71897
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1989_dis_fatmendes.pdf23,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.