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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7171
Tipo: | Dissertação |
Título: | Dos mundos de vida juvenis às políticas públicas: percepções, sentidos e narrativas de jovens participantes do Projovem Urbano em Fortaleza. |
Título em inglês: | Worlds of life youth public policies: perceptions, directions and narrative of urban youth participants in Fortaleza Projovem |
Autor(es): | Nascimento, Natália Ilka Morais |
Orientador: | Sá, Leonardo Damasceno de |
Palavras-chave: | Juvenile Worlds of Life;Youth Public Policies;Jovens pobres - Política governamental - Fortaleza(CE);Jovens pobres - Fortaleza(CE) - Atitudes;Jovens da cidade - Fortaleza(CE) - Atitudes;Projovem Urbano |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.teses.ufc.br |
Citação: | NASCIMENTO, Natália Ilka Morais. Dos mundos de vida juvenis às políticas públicas: percepções, sentidos e narrativas de jovens participantes do Projovem Urbano em Fortaleza. 2013. 171f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2013. |
Resumo: | Num contexto de ampliação significativa da participação de jovens em políticas públicas de juventude ofertadas por diversas esferas da administração pública, esta dissertação trata dos encontros e desencontros entre os mundos de vida juvenis e estas políticas. Neste intuito, discute as motivações dos jovens para participar do Programa Projovem Urbano em Fortaleza, analisa os significados que os interlocutores atribuem a esta experiência e suas representações sobre o Programa, dando ênfase à influência das múltiplas vivências nos contextos familiares, no campo das relações afetivas, nos processos de escolarização, no mundo do trabalho e de seus projetos de futuro. Os narradores privilegiados no processo de interlocução desta pesquisa foram cinco jovens que participaram do Programa entre os anos de 2010 e 2011, tendo concluído-o ou não. A abordagem utilizada foi qualitativa, tendo como métodos a observação participante e vivencial em atividades e eventos do Projovem Urbano e a reconstituição das trajetórias sociais dos jovens interlocutores por meio de entrevistas semi-estruturadas. Ademais, foram realizadas entrevistas com educadores e membros da coordenação municipal do Programa visando captar discursos oficiais e compreender aspectos organizacionais que influenciam o cotidiano do Projovem. O estudo aponta que o Projovem Urbano se constituiu como uma experiência significativa na vida dos jovens entrevistados, tendo como elemento de destaque a relação próxima estabelecida entre educadores e alunos e a qualidade do ensino ofertado. Contudo, ainda persiste o descompasso entre políticas públicas ofertadas, demandas efetivas dos jovens, expectativas geradas pelos projetos e Programas sociais e as reais possibilidades de realização destes anseios. |
Abstract: | In a context of significant expansion in the participation of young people in youth public policies offered by various levels of government, this dissertation addresses the similarities and differences between the juvenile worlds of life and these policies. To this end, it discusses the motivations of young people to participate in the Projovem Urbano program in Fortaleza, analyzes the meanings that the interlocutors attribute to this experience and its representations about the program, emphasizing the influence of multiple experiences in the family context, in the field of affective relationships, in the processes of education, the world of work and the knowledge of their future projects. The narrators privileged in the process of dialogue in this research were five youths who participated in the program between the years 2010 and 2011, having completed it or not. The approach used was qualitative, having as methods the participant and experiential observation in activities and events of Projovem Urbano and the restoration of the social trajectories of young interlocutors through semi-structured interviews. In addition, interviews were conducted with educators and members of the program’s municipal coordination to capture official speeches and understand organizational aspects that influence the everyday of Projovem. The study indicates that the Projovem Urbano constituted itself as a significant experience in the lives of young people interviewed, having as prominent element the close relationship established between educators and students and the quality of education offered. However, there is still a gap between policies offered, effective demands of young people, the expectations generated by projects and social programs and the real possibilities of achieving these desires. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7171 |
Aparece nas coleções: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
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