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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPordeus Júnior, Ismael de Andrade-
dc.contributor.authorSilva, Jandson Ferreira da-
dc.date.accessioned2014-01-21T16:16:03Z-
dc.date.available2014-01-21T16:16:03Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSILVA, Jandson Ferreira da. Quem é filho de Gérson não deve temer a ninguém! Trajetória de uma mãe-da-santo na Umbanda. 2009. 141f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7169-
dc.description.abstractThe religion, like a form of. To know about and to organize the things of the world, appeared as question for the Anthropology and it has folloied its development since its beginning as science. Like a fact social total, the analysis of the religious field makes possible to glimpse the most varied spheres of the social life, such as: economy, politics, aesthetic, blood relations… I consider here a study of case of a place of fetichism of Umbanda located in the quarter of the Pirambu, Fortaleza. From the narratives - ritual and personal - I’ve folloied the generations of a group that does not remain the same throughout the time. Some elements enter; others (already without use) leave; others still are remeaning, however without a radical change of the cult structure. Admitting itself that all religion is a rearrangement of preexisting beliefs, the Umbanda is only used of these interrituals to reaffirm its condition since the sprouting: a flexible religion and in constant construction.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectCollective Memorypt_BR
dc.subjectMães-de-santo - Pirambu(Fortaleza,CE) - Usos e costumespt_BR
dc.subjectMães-de-santo - Pirambu(Fortaleza,CE) - Biografiapt_BR
dc.subjectUmbanda - Pirambu(Fortaleza,CE) - Rituaispt_BR
dc.subjectUmbanda - Pirambu(Fortaleza,CE) - Históriapt_BR
dc.titleQuem é filho de Gérson não deve temer a ninguém! Trajetória de uma mãe-da-santo na Umbandapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA religião, como forma de conhecer e organizar as coisas do mundo, surgiu na condição de questão para a Antropologia e tem acompanhado seus desenvolvimento desde seus primórdios como ciência. Tomado como fato social total, a análise do campo religioso possibilita vislumbrar as mais variadas esferas da vida social, tais como: economia, política, estética, relações de parentesco... Proponho aqui um estudo de caso de um terreiro de Umbanda localizado no bairro do Pirambu, em Fortaleza. A partir das narrativas - rituais e pessoais - acompanho as gerações de um grupo que não permanece o mesmo ao longo do tempo. Ritualisticamente, alguns elementos entram; outros (já sem uso) saem; outros ainda são ressignificados, porém sem uma mudança radical da estrutura de culto. Admitindose que toda religião é um rearranjo de crenças preexistentes, a Umbanda somente se utiliza destas interritualidades para reafirmar sua condição desde o surgimento: uma religião flexível e em constante construção.pt_BR
dc.title.enWho is the son of Gershom must not fear anyone!: Maeda-trajectory of a saint in Umbandapt_BR
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

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