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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71666
Tipo: | TCC |
Título: | Avaliação de Pavimento Misto Composto por Revestimentos em CPA e Concreto de Cimento Portland em Vias Urbanas |
Título em inglês: | Evaluation of a Mixed Pavement Composed of CPA Coverings and Portland Cement Concrete in Urban Roads |
Autor(es): | Freire, Luis Paulo de Morais |
Orientador: | Branco, Verônica Teixeira Franco Castelo |
Palavras-chave: | Materiais com Gradação Funcional;Otimização Estrutural;Modelos Substitutos;Otimização Sequencial Aproximada |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | FREIRE, Luis Paulo de Morais. Avaliação de Pavimento Misto Composto por Revestimentos em CPA e Concreto de Cimento Portland em Vias Urbanas. 2021. 83 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | Existe a preferência por uso da pavimentação asfáltica em todo o território do Brasil. É sabido que os dois principais defeitos da pavimentação asfáltica brasileira são o trincamento por fadiga e a deformação permanente. A combinação de altas temperaturas e da baixa velocidade nas paradas de ônibus torna esses lugares especialmente propícios aos defeitos de deformação permanente. A fim de minimizar essas deformações permanentes, uma opção de pavimento misto está em uso na cidade de Fortaleza, sendo a análise desta o objetivo do presente trabalho. O uso da Camada Porosa de Atrito (CPA) se tornou uma alternativa recente para a melhoria da segurança viária por proporcionar melhoria na drenagem superficial. A estrutura mista estudada é composta por revestimento em CPA na extensão da via e placas Concreto de Cimento Portland (CCP) em paradas de ônibus. Essa solução foi usada na Av. Governador Raul Barbosa, em toda usa extensão; na Av. Desembargador Moreira entre Av. Raul Barbosa e Av. Padre Antônio Tomás; e Av. Abolição. Em um primeiro momento foi feita uma análise funcional dos locais das paradas de ônibus antes da intervenção da obra com o uso de imagens do GoogleMaps para geração de um Índice de Gravidade Geral Expedito (IGGE). Ao selecionar alguns pontos de maior solicitação, levantou-se a situação das paradas para o cálculo do ICP do pavimento rígido, comparando-se à situação das vias. Posteriormente, com dados de geometria e das características dos materiais utilizados, obtidos da literatura e do projeto da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) utilizou-se de softwares de análise para obter resultados estruturais. Por fim, foram propostas três soluções de via, uma de pavimento flexível, uma de pavimento misto e uma de pavimento rígido; para serem feitos orçamentos correspondentes e comparados com orçamento de como o projeto foi proposto e executado. Constatou-se que a pavimentação mista está em melhor estado de conservação do que o pavimento tradicional. Do ponto de vista financeiro a obra executada apresentou um custo menor que os três cenários propostos. |
Abstract: | There is a preference for using asphalt paving throughout Brazil. It is known that the two main defects of Brazilian asphalt paving are fatigue cracking and permanent permanent deformation. The combination of high temperatures and low speeds at bus stops makes The combination of high temperatures and low speed at bus stops makes these places especially prone to permanent deformation defects. In order to minimise these permanent deformations, a mixed pavement option is in In order to minimize these permanent deformations, a mixed pavement option is in use in the city of Fortaleza. The use of Friction Porous Layer (CPA) has become a recent alternative for the improvement of road safety The use of CPA has become a recent alternative to improve road safety by providing better surface drainage. The mixed structure studied is composed by CPA coating on the extension of the road and Portland Cement Concrete (PCC) slabs at bus stops. at bus stops. This solution was used at Governador Raul Barbosa Av. Desembargador Moreira Av. between Raul Barbosa Av. and Padre Antônio Tomás Av; and Abolição Av. At first, a functional analysis of the bus stop locations was carried out before bus stops before the intervention of the work with the use of GoogleMaps images for generation of an Expedited General Gravity Index (IGGE). By selecting some points of the situation of the bus stops was calculated for the calculation of the PCI of the rigid pavement, by comparing the situation of the roads. Subsequently, with geometry data and the characteristics of of the materials used, obtained from literature and the project of the City Hall of Fortaleza (PMF), analysis software was used to obtain structural results. Finally, three three solutions were proposed, one with flexible pavement, one with mixed pavement and one with rigid pavement; to be made corresponding budgets and compared with budget of how the project was proposed and executed. It was found that the mixed pavement is in better condition than traditional pavement. From a financial point of view,the executed work presented a lower cost than the three proposed scenarios. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71666 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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