Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71489
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaia, José Alberto Duarte-
dc.contributor.authorLins, Angelo Victor Siqueira-
dc.date.accessioned2023-03-29T19:37:35Z-
dc.date.available2023-03-29T19:37:35Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLINS, Angelo Victor Siqueira. O novo caminhar da matemática no ensino médio brasileiro: diretrizes, desafios e propostas. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71489-
dc.description.abstractTaking as a premise the paths traced by the Brazilian Constitution of 1988 and the guidelines established in the various federal normative provisions that dealt with pedagogical action from then on, the present work narrated how the maturation of ideas related to the learning process in the high school stage occurred. , especially after the inclusion of discussions on the development of competences and the promotion of skills, attitudes and values, analyzing the guidelines of the new high school, as established by law 13.415/2017, also highlighting its bases outlined by the consolidated text of the BNCC approved in December 2018. Subsequently, this dissertation presented some challenges that need to be overcome in the implementation of the new high school model and began to suggest curricular organizations around pedagogical projects for "Mathematics and its technologies" in the training stage basic general and in its specific formative itinerary, present I still have some suggestions for didactic approaches. This is a bibliographic research with a qualitative approach, which referenced the discussions in the normative texts, in the author's personal teaching experience and in some aspects of Paulo Freire's doctrine concerning the knowledge necessary for a “pedagogy of autonomy”. In the end, it was emphasized that all the proposals presented aim to recognize high school as a stage of consolidation and deepening of the knowledge acquired in elementary school, adding an emphasis on the possibility of curricular flexibility, interdisciplinarity and contextualization for the production of effective knowledge. that is capable of promoting the full development of students, preparing them for the exercise of work activities that guarantee a livelihood with dignity and, at the same time, carrying out the formation of citizens full of their rights in the midst of their social participation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiretrizes do ensino médiopt_BR
dc.subjectCurrículo da Matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática na formação geral básicapt_BR
dc.subjectItinerário formativo da Matemáticapt_BR
dc.subjectHigh School Guidelinespt_BR
dc.subjectMathematics Curriculumpt_BR
dc.subjectMathematics in basic general educationpt_BR
dc.subjectMathematics training itinerarypt_BR
dc.titleO novo caminhar da matemática no ensino médio brasileiro: diretrizes, desafios e propostaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTomando como premissa os rumos traçados pela Constituição brasileira de 1988 e as diretrizes estabelecidas nas diversas disposições normativas federais que trataram do agir pedagógico a partir de então, o presente trabalho narrou como ocorreu o amadurecimento das ideias ligadas ao processo de aprendizagem na etapa do ensino médio, especialmente após a inclusão de discussões sobre o desenvolvimento de competências e a promoção de habilidades, atitudes e valores, analisando as diretrizes do novo ensino médio, conforme instituído pela lei 13.415/2017, dando destaque ainda às suas bases traçadas pelo texto consolidado da BNCC homologado em dezembro de 2018. Na sequência, a presente dissertação apresentou alguns desafios que precisam ser superados na implantação do novo modelo de ensino médio e passou a sugerir organizações curriculares em torno de projetos pedagógicos para a “Matemática e suas tecnologias” na etapa da formação geral básica e no seu itinerário formativo específico, apresentando ainda algumas sugestões de abordagens didáticas. Trata-se de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, que referenciou as discussões nos textos normativos, na experiência docente pessoal do autor e em alguns aspectos da doutrina de Paulo Freire relativa aos saberes necessários para uma “pedagogia da autonomia”. Ao final, ressaltou-se que todas as propostas apresentadas visam reconhecer o ensino médio como etapa de consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, agregando uma ênfase na possibilidade de flexibilidade curricular, na interdisciplinaridade e na contextualização para a produção de um conhecimento efetivo que seja capaz de promover o pleno desenvolvimento dos discentes, preparando-os para o exercício de atividades laborais que lhe garantam um sustento com dignidade e, ao mesmo tempo, realizando a formação de cidadãos plenos de seus direitos em meio às suas participações sociais.pt_BR
dc.title.enThe new path of mathematics in Brazilian high school: guidelines, challenges and proposalspt_BR
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_avslins.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.