Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71429
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rosa, António Lisboa Teles da | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Monaliza de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-24T16:49:18Z | - |
dc.date.available | 2023-03-24T16:49:18Z | - |
dc.date.issued | 2000 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Monaliza de Oliveira. Educação e distribuição de renda em Fortaleza: alcance e limitações da Teoria do Capital Humano. 2000. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2000. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71429 | - |
dc.description | Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Capital humano | pt_BR |
dc.subject | Educação - Fortaleza (Ceará) | pt_BR |
dc.subject | Distribuição de renda - Frotaleza (Ceará) | pt_BR |
dc.title | Educação e distribuição de renda em Fortaleza: alcance e limitações da Teoria do Capital Humano | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A educação desempenha urn papel ativo na aferição de maior competitividade I entre as economias modernas., As nações desenvolvidas , como Alemanha, Estados I Unidos, Japão ou Suécia investiram em educação, nos três níveis, como forma de impulsionar suas economias. Essa é uma realidade ainda muito aquém nos países em vias de desenvolvimento, mas que começa a ganhar importância. A própria mudança no paradigma de organização da produção requer um trabalhador mais flexível, que saiba trabalhar em equipe e que incorpore mais facilmente as transformações do mercado dé trabalho, daí a importância do processo educativo, como formador de mão de obra mais qualificada. A teoria do capital humano procura explicar como um aumento na educação eleva a produtividade dos trabalhadores e, como corolário, os rendimentos. Pressupondo urn mercado de trabalho contínuo, onde as diferenças salariais são explicadas por diferentes níveis de escolaridade. Entretanto, a existência de diferenciações entre os ganhos obtidos por indivíduos com mesma escolaridade, mas com origem em bairros que diferem nas condições sócio-econômicas é a rincipal limitação dessa teoria. As mulheres apresentam menores condições de trabalho que os homens, denunciando uma situação de discriminação, onde elas auferem menores salários e realizam tarefas inferiores às suas habilidades cognitivas, mesmo com níveis de escolaridade similar ao dos homens, enfrentando o preconceito de empregadores, clientes e até mesmo colegas de trabalho. Diante do exposto, pode-se concluir que a teoria do capital humano realmente explica a relação entre nível de escolaridade e renda. Contudo, apresenta limitações como a descontinuidade do mercado de trabalho, através de diferenças sócio-econômicas, de raça, de sexo, etc. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2000_tcc_moferreira.pdf | 10,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.