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dc.contributor.advisorRibeiro, Pollyanne Bicalho-
dc.contributor.authorFreitas, Samya Semião-
dc.date.accessioned2023-03-23T13:52:18Z-
dc.date.available2023-03-23T13:52:18Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFREITAS, Samya Semião. Uma proposta de formação continuada para o ensino com o texto/enunciado multissemiótico no ensino médio a partir do dispositivo da autoconfrontação. Orientadora: Pollyanne Bicalho Ribeiro. 2022. 278 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71402-
dc.description.abstractIn this research, the aim is to analyze the perceptions of a group of Portuguese language teachers from public high schools about teaching with the multisemiotic text, with a view to proposing a Training Sequence (TS). For this, we carried out a study with High School Portuguese Lan-guage teachers. We took, as a corpus of analysis, the answers presented in an online question-naire and the transcription of the dialogues of the most significant sequences of the simple one, the cross self one and return to the collective. Furthermore, as a way of remembering and eval-uating the formative trajectory, in which the modules were decided by the collective of work, we also analyzed the production of seven biographiczines and two oral reports produced by the research participants. We resort to notions from the Dialogical Theory of Discourse (BAKH-TIN, 2011, 2014, 2015, 2018; VOLOCHINOV, 2017). The perspective of Multiliteracies is also adopted (ROJO; MOURA, 2012; ROJO; BARBOSA, 2015; ROJO; MOURA, 2019); and the prescribed, performed and actual work (CLOT, 2006), considering the prescribed dimension of the didactic material (AMIGUES, 2004) and of the official documents (PCN, 1998, 2000; PCN+, 2002; OCEM, 2006; BNCC, 2018; DCRC-CE, 2019, 2021). Teachers revealed percep-tions of students' difficulties in reading multisemiotic texts/utterances, such as retrieving con-textual references, and establishing dialogue and relationship between texts. Furthermore, in the teaching discourse, there is a tension between centrifugal forces, which tend towards the new, towards decentralization, such as the exploration of a broader notion of text and genres closer to the students; and centripetal forces, which tend towards the traditional, towards the standard, such as the privilege of the linguistic system to the detriment of the exploration of other essential semioses for the meaning effects of multisemiotic texts. We attest that, in addi-tion to stimulating the discussion about legitimate demands of the collective work, the proposed TS, based on the device of self-confrontation, encourages the appreciation of the teachers' ex-periences, reflection and the (re)creation of practice. We found that the teachers' perceptions about working with the multisemiotic text have an influence on the teaching action and, also, on the choices made by the teachers regarding the definition of the TS modules. Finally, we believe it is possible to (re)think the dynamics of teacher training based on a cyclical movement that starts with the flow of teachers' voices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTexto/enunciado Multissemióticopt_BR
dc.subjectFormação Docente Continuadapt_BR
dc.subjectAutoconfrontaçãopt_BR
dc.subjectSequência Formativapt_BR
dc.titleUma proposta de formação continuada para o ensino com o texto/enunciado multissemiótico no ensino médio a partir do dispositivo da autoconfrontaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrNesta pesquisa, objetiva-se analisar as percepções de um coletivo de professores de língua por-tuguesa do Ensino Médio da rede pública sobre o ensino com o texto multissemiótico, com vistas à proposição de uma sequência formativa, a partir da autoconfrontação. Consideramos esse dispositivo (trans)formativo como um instrumento motriz para o desenvolvimento de uma Sequência Formativa (SF) que contemple demandas genuínas do coletivo de professores sobre o trabalho com o texto multissemiótico. Para isso, realizamos um estudo com professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio de duas escolas da rede estadual de ensino do estado do Ceará. Tomamos, como corpus de análise, as respostas apresentadas em um questionário on-line, aplicado durante a etapa de aproximação ao coletivo de trabalho; a transcrição dos diálogos das sequências mais significativas da autoconfrontação simples e da autoconfrontação cruzada, assim como da etapa do retorno ao coletivo. Além disso, como forma de rememorar e de avaliar a trajetória formativa, cujos módulos foram decididos pelo coletivo de professores, analisamos, também, a produção de sete biograficzines e de dois relatos orais produzidos pelos participantes da pesquisa. Ressalta-se que adotamos uma noção de texto próxima ao entendimento de enun-ciado concreto para Bakhtin e o Círculo. Recorremos, então, a noções da Teoria Dialógica do Discurso: enunciado concreto, dimensão axiológica, exotopia, responsividade, alteridade, cro-notopo (BAKHTIN, 2011, 2014, 2015, 2018; VOLOCHINOV, 2017). Adotamos, ainda, a pers-pectiva dos Multiletramentos (ROJO; MOURA, 2012; ROJO; BARBOSA, 2015; ROJO; MOURA, 2019); e a do trabalho prescrito, realizado e real (CLOT, 2006), considerando-se a dimensão prescrita do material didático (AMIGUES, 2004) e dos documentos oficiais (PCN, 1998, 2000; PCN+, 2002; OCEM, 2006; BNCC, 2018; DCRC-CE, 2019, 2021). Os professores revelaram percepções de dificuldades dos alunos quanto à recuperação de referências contex-tuais, e a de estabelecer dialogia e relação entre os textos. Além disso, no discurso docente, há uma tensão entre forças centrífugas, que tendem ao novo, à descentralização, como a explora-ção de uma noção mais ampla de texto e de gêneros mais próximos do alunado; e forças centrí-petas, que tendem ao tradicional, ao tido como padrão, como o privilégio do sistema linguístico em detrimento da exploração de outras semioses. Atestamos que, além de estimular a discussão sobre demandas legítimas do coletivo de trabalho, a SF proposta, a partir do dispositivo da autoconfrontação, incita a valorização das experiências dos professores, da reflexão e da (re)cri-ação da prática. Constatamos, ainda, que as percepções docentes sobre o trabalho com o texto multissemiótico têm influência sobre o agir docente e, também, sobre as escolhas empreendidas pelos professores no que concerne à definição dos módulos da SF. Por fim, julgamos ser possível (re)pensar a dinâmica das formações docentes a partir de um movimento cíclico que parte da vazão de vozes dos professores.pt_BR
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