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dc.contributor.authorFarias, Eduardo Guilherme Gentil de-
dc.contributor.authorMaia, Luís Parente-
dc.date.accessioned2023-03-22T18:48:26Z-
dc.date.available2023-03-22T18:48:26Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationFARIAS, Eduardo Guilherme Gentil de; MAIA, Luís Parente. Análise da incerteza do mapeamento batimétrico do canal de navegação do porto do Mucuripe (CE) – Brasil. Mercator, Fortaleza, v. 11, n.2, p. 169-177, 2012. Disponível em: http://www.mercator.ufc.br/mercator/issue/view/RM25 . Acesso em: 22 de mar. 2023.pt_BR
dc.identifier.uri1984-2201-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71391-
dc.description.abstractThe harbor activity represents an important source o f in come generation and foreign exchange is regarded as the key to regional socio-economic development. So, it is necessary the constant monitoring of the navigation channels, since the good state of repair, directly contributes to safety in boat traffic. For this, are usually carried out dredging in arcas adjacent to port facilities, and the bathymetric survey the most appropriate methodology for monitoring the depths after the dredging. However, there is little discussion regarding the analysis o f the accuracy o f the bathymetry maps. In this context, the recent advancement o f computational techniques applied, can facilitate the achievement o f a detailed study to ascertain potential arcas o f uncertainty in a survey previously conducted. Thus, this study sought to contribute to the improvement of bathymetry techniques based on geostatistics from the generation of a map of uncertainty, seeking review of the accuracy of surveys in harbor zones.The results show the feasibility and advisability of implementing techniques o f indicator kriging by a\lowing the analysis of the uncertainties arising from the ordinary interpolationpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMercatorpt_BR
dc.subjectNavegaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sócio-econômicopt_BR
dc.subjectGeoestatísticapt_BR
dc.titleAnálise da incerteza do mapeamento batimétrico do canal de navegação do porto do Mucuripe (CE) – Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA atividade portuária representa uma importante fonte de geração de renda e divisas, sendo considerada como a chave para o desenvolvimento sócio-econômico regional. Assim, faz-se necessário o constante monitoramento dos canais de navegação, uma vez que a boa manutenção das cotas batimétricas, contribui diretamente para a segurança no tráfego de embarcações. Para isso, são normalmente realizadas dragagens em áreas adjacentes às instalações portuárias. Nesse âmbito, o levantamento batimétrico é a metodologia mais adequada para o monitoramento dos canais de navegação após a dragagem. Apesar de sua relevância, há pouca discussão sobre a análise da precisão dos mapas batimétricos obtidos. Neste contexto, o avanço recente das técnicas computacionais aplicadas a navegação costeira, pode facilitar a verificação de possíveis incertezas no mapeamento. Assim, este estudo buscou contribuir para a melhoria das técnicas de análise batimétrica com base na geração de um mapa de incerteza através de análise geoestatística. Os resultados demonstram a viabilidade e conveniência de implementação de técnicas de krigagem por indicação, permitindo a análise da incerteza decorrente da interpolação comum (krigagem universal).pt_BR
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