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dc.contributor.advisorQuinderé, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.authorCalixto, Francisca Graziele Costa-
dc.date.accessioned2023-03-15T18:21:11Z-
dc.date.available2023-03-15T18:21:11Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCALIXTO, F. G. C. Drogas e Sistema Socioeduativo: processo formativo em redução de danos para socioeducadores. 2022. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71314-
dc.description.abstractThe use of substances by adolescents who commit an offense in Brazil is part of a context in which a moralizing and criminalizing view of drug use prevails. With this, the objective was to propose a reflective strategy in harm reduction in the Socio-Educational Center of Sobral/CE. As a way of accessing these perceptions more concretely, a training course on drugs and their aspects was facilitated. The course is also configured as a potential technical product that can be replicated in different spaces that act with the application of socio-educational measures. From this, throughout the formative process itself, data were collected to be analyzed within the speech brought by these psychosocial professionals under opinion number: 5,642,482 of the Ethics and Research Committee. 17 socio-educators, 06 women and 11 men, participated during a period of three months. For the analysis of the contents that emerged during the process, content analysis was used via IRaMuTeQ, which resulted in four classes found in the process, which were “Class 1 – The role of the socio-educator in monitoring adolescents and the obstacles of resocialization”, in which the socio-educator discredits the adolescent's social reintegration, mainly due to the environment in which he is inserted. In “Class 2 – The context of substance use in adolescence, inefficiency of public policies and the need to reorganize the socio-educational system”, for him, policies do not reach them and are not guaranteed, so that the view should not be simplistic as some point, but multidetermined. According to Class 3 – The challenges and lack of recognition in the work of the socio-educator who works with adolescents in conflict with the law” puts this group in a power struggle with the system that seeks to protect the adolescent and ends up weakening the work of the socio-educator who feels undervalued. Finally, “Class 4 – Perspectives on the influence of substance use, harm reduction and professional training”, these professionals do not feel able to address the issue of d rugs, much less from the perspective of harm reduction.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicologia e Políticas Públicaspt_BR
dc.subjectRedução de Danospt_BR
dc.subjectSistema socioeducativopt_BR
dc.titleDrogas e sistema socioeduativo: processo formativo em redução de danos para socioeducadorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO uso de substâncias por parte de adolescentes que cometem ato infracional no Brasil se insere num contexto no qual prevalece uma visão moralizante e criminalizante do uso de drogas. Com isso, objetivou-se propor uma estratégia reflexiva em redução de danos no Centro Socioeducativo de Sobral/CE. Como forma de cessar de maneira mais concreta essas percepções foi facilitado um curso formativo sobre drogas e seus aspectos. O curso também se configura como um potencial produto técnico que pode ser replicado em diversos espaços que atuem com aplicação de medidas socioeducativas. A partir disso, ao longo do próprio processo formativo foram coletados dados a serem analisados dentro do discurso trazido por esses profissionais psicossociais sob o parecer de número: 5.642.482 do Comitê de Ética e Pesquisa. Participaram 17 socioeducadores, 06 mulheres e 11 homens durante um período de três meses. Para análise dos conteúdos que surgiram durante o processo utilizou-se da análise de conteúdo via IRaMuTeQ, pelo qual chegou-se como resultado a quatro classes encontradas no processo que foram “Classe 1 – O papel do socioeducador no acompanhamento dos adolescentes e os obstáculos da ressocialização”, no qual o socioeducador desacredita na reinserção social do adolescente, principalmente pelo ambiente que este está inserido. Na “Classe 2 – O contexto do uso de substâncias na adolescência, ineficiência das políticas públicas e necessidade de reordenação do sistema socioeducativo”, para ele as políticas não os alcançam e não estão garantidas, de modo que a visão não deve ser simplista como alguns apontam, mas multideterminada. De acordo com a Classe 3 – Os desafios e ausência de reconhecimento no trabalho do socioeducador que atua com adolescentes em conflito com a lei” coloca este grupo em disputa de poder com o sistema que busca proteger o adolescente e acaba por fragilizar o trabalho do socioeducador que se sente desvalorizado. Enfim, “Classe 4 – Perspectivas sobre a influência do uso de substâncias, redução de danos e capacitação profissional”, estes profissionais não se sentem capacitados para abordar a temática das drogas, muito menos pela ótica da redução de danos.pt_BR
Aparece nas coleções:MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

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