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Tipo: Dissertação
Título: Alfabetização financeira e ruralidade no município de Capistrano - Ceará
Autor(es): Reis, Maria Vanessa Silva dos
Orientador: Campos, Robério Telmo
Palavras-chave: Alfabetização Financeira;Desenvolvimento;Meio Rural;Análise de Clusters;Análise Discriminante
Data do documento: 2023
Citação: REIS, Maria Vanessa Silva dos. Alfabetização financeira e ruralidade no município de Capistrano – Ceará. 2023.86 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O reconhecimento da alfabetização financeira como uma habilidade essencial para as pessoas cada vez mais aumenta no âmbito da realidade financeira mundial, tornando-se prioridade política de extenso prazo. Considerando a crescente complexidade de transações financeiras diárias ante panoramas macroeconômicos sempre mais desafiadores, a evidência do analfabetismo financeiro, não apenas, suscita pontos importantes para a política, mas, também, tem implicações no comportamento financeiro daquele que vive na zona rural de economias emergentes, pois são alvos fáceis da assimetria de informações. Este ensaio universitário no plano do senso estrito tem como locus de pesquisa a zona rural do Município de Capistrano - Ceará, com vistas a analisar o nível de alfabetização financeira do meio rural, uma vez que estes possuem participação significativa na economia local e brasileira. O Município-alvo do exame destaca-se como o quinto com a maior população rural e mais elevado Valor Bruto de Produção dos estabelecimentos agropecuários da região do Maciço de Baturité. Com efeito, pretendeu-se alcançar este objetivo por meio da identificação dos perfis socioeconômico e demográfico da pessoa rural capistranense, da análise do perfil financeiro e da mensuração do nível de alfabetização financeira. A coleta de dados se deu por meio de demanda direta de campo, com a aplicação de 175 questionários no ambiente sob análise. Como métodos, recorreu-se à análise de clusters e à análise discriminante, com a hipótese, constante na literatura internacional, de que o cidadão residente no meio rural possui baixa propensão a integrar o grupo com alto nível de alfabetização financeira. Os resultados demonstraram que os pesquisados guardam baixo nível de alfabetização financeira, partindo da formação de três grupos homogêneos na análise de agrupamentos (baixo, médio e alto nível de alfabetização financeira), sendo confirmados pela análise discriminante. Demais disso, a hipótese foi confirmada, constatando-se que a população rural pesquisada desfruta de baixo nível de alfabetização financeira, em relação às suas atitudes, comportamentos e conhecimentos financiais. Tais resultados tornam-se relevantes para o desenvolvimento de estratégias ou ações focalizadas para o meio rural e suas especificidades, porquanto a alfabetização financeira vai além do fato de impactar na saúde financial dos que a detêm, mas, também colabora, direta e indiretamente, no desenvolvimento do meio em que vivem.
Abstract: The recognition of financial literacy as an essential skill for individuals is increasing increasingly in the global financial scenario, becoming a long-term political priority. Considering the increasing complexity of daily financial transactions in the face of increasingly challenging macroeconomic scenarios, the evidence of financial illiteracy not only raises important issues for politics, but also has implications for the financial behavior of individuals living in rural emerging economies, as they are easy targets of information asymmetry. This study has as research locus the rural area of the municipality of Capistrano, in order to analyze the level of financial literacy of the rural environment, since these have significant participation in the local and Brazilian economy. This municipality stands out as the fifth with the largest rural population and the highest Gross Production Value of agricultural establishments in the Massif region of Baturité. Thus, this objective was sought by identifying the socioeconomic and demographic profiles of rural individuals; the analysis of the financial profile and, finally, the measurement of the level of financial literacy. Data collection occurred through direct field research with the application of 175 questionnaires in the municipality under analysis. Cluster analysis and discriminant analysis were applied, with the hypothesis, contained in the international literature, that individuals living in rural areas have a low propensity to integrate the group with a high level of financial literacy. The results showed that the researched have a low level of financial literacy, starting from the formation of three homogeneous groups in the analysis of clusters (low, medium and high level of financial literacy), being confirmed by discriminant analysis. In addition, the hypothesis was confirmed, verifying that the rural population surveyed has a low level of financial literacy, in relation to their attitudes, behaviors and financial knowledge. These results become relevant for the development of strategies or actions focused on the rural environment and their specificities, since financial literacy goes beyond the fact of impacting on the financial health of those who hold it, but also collaborates directly and indirectly in the development of the environment in which they live.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71312
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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