Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71181
Tipo: Dissertação
Título: Oferta de exportação de peles de caprino e ovino do Brasil
Autor(es): Costa, Odorico de Moraes Eloy da
Orientador: Amin, Mario Miguel
Palavras-chave: Economia agrícola;Pele de animais - Exportação
Data do documento: 1982
Citação: COSTA, Odorico de Moraes Eloy da. Oferta de exportação de peles de caprino e ovino do Brasil. 1982. 60 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1982. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71181. Acesso em: 08 mar. 2023.
Resumo: A produção brasileira de peles de caprino e ovino assume no mercado posição cada vez mais firme, especialmente a partir de 1972, quando da inclusão na pauta de exportação de um volume relativamente grande de peles curtidas. A produção orienta-se principalmente, para o aumento das exportações e, em menor escala, para o abastecimento do mercado interno. Reconhecendo-se a importância da produção de peles de caprino e ovino para o Pais, principalmente para a regi]ao Nordeste, principal centro produtor de peles destes animais,é pouco conhecido ainda o comportamento do mercado com relação as oscilações de preços, produção e outras variáveis importantes. Melhores conhecimentos das relações estruturais do mercado externo do Pais podem permitir o estabelecimento de políticas governamentais adequadas, principalmente no sentido de ajustar a produção nacional à oferta de exportação. Diante destas considerações, foram objetivos deste estudo identificar e estimar os efeitos de variáveis que influenciar oferta de exportação de peles de caprino e ovino do Brasil como também, estimar as respectivas elasticidades além de oferecer subsídios que ajudem na determinação de políticas de exportação de peles. Utilizou-se o método dos Mínimos Quadrados Ordinários, visto que as variáveis foram todas predeterminadas. Foram utilizados dados secundários relativos ao período de 1960. A inclusão de uma variável "dummy'' no modelo de exportação de peles caprinas para captar os efeitos das políticas governamentais implantadas a partir de 1972, apresenta-se significante, indicando que realmente houve uma influência das políticas na oferta de exportação, no sentido de uma redução na quantidade ofertada para exportação de peles brutas. Com referencia a variável 'dummy'' incluída no modelo de exportação de peles de ovino, esta se apresenta insignificante indicando que a oferta de exportação por este tipo de pele, não sofreu muita influência das políticas governamentais implantadas a partir de 1972.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71181
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1982_dis_omecosta.pdf14,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.