Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71167
Tipo: | TCC |
Título : | Documentação pedagógica em um contexto de educação infantil: processo, prática e perspectiva das famílias em foco |
Autor : | Freire, Andréa Marques de Sousa |
Tutor: | Pereira, Jorgiana Ricardo |
Palabras clave : | Educação Infantil;Documentação pedagógica;Pedagogias participativas;Escuta |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | FREIRE, Andréa Marques de Sousa. Documentação pedagógica em um contexto de educação infantil: processo, prática e perspectiva das famílias em foco. Orientadora: Jorgiana Ricardo Pereira. 2022. 79 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral analisar o processo de documentação pedagógica em um grupo de pré-escola da Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC). Os objetivos específicos foram: descrever as estratégias pedagógicas utilizadas no processo de elaboração da documentação; investigar a perspectiva das famílias das crianças sobre a documentação que recebem; e identificar os desafios do processo de documentação pedagógica. O Trabalho de conclusão de curso - fundamentou-se teoricamente nas Pedagogias Participativas, com enfoque na Pedagogia da Relação e da Escuta e na Pedagogia-em-Participação. Configura um estudo de caso de cunho qualitativo, que recorreu, para formulação de dados, à observação participante, a registros escritos e fotográficos, a consulta a documentos que fazem parte da documentação pedagógica do grupo pesquisado e a um questionário. Participaram deste estudo crianças de um grupo de pré-escola, a professora e os familiares das crianças. Os resultados apresentaram o processo de documentação a partir da prática pedagógica da professora, bem como as comunicações e perspectivas das famílias acerca da documentação pedagógica. Entre esses resultados, aponta-se que a documentação pedagógica possibilitou a visibilidade das aprendizagens e do desenvolvimento integral das crianças e das práticas educativas intencionalmente desenvolvidas no cotidiano, bem assim a comunicação com e para as famílias acerca da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças, assim como das experiências educativas, das quais participaram ativamente, e a avaliação conforme é definida para a Educação Infantil. Das conclusões alcançadas, destacam-se: 1) a compreensão do processo de documentação pedagógica, das estratégias utilizadas e dos desafios que envolvem a elaboração da documentação; 2) o entendimento do processo de documentação pedagógica e da prática da professora como interdependentes; 3) a perspectiva das famílias revelou que a documentação permitiu comunicar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças e do trabalho pedagógico realizado. Além disso, legitimou o entendimento de que esta modalidade de comunicação das experiências educativas, das quais as crianças participam, envolve e serve aos três protagonistas da educação – professoras, crianças e suas famílias. |
Abstract: | The present final paper had as general aim to analyze the process of pedagogical documentation in a preschool group of the University Unit of Infantile Education Nucleus of Child Development (UUNDC). The specific objectives were: to describe the pedagogical strategies used in the process of elaborating the documentation; investigate the perspective of the children's families on the documentation they receive and identify the challenges of the pedagogical documentation process. The theoretical foundation of this study was based on Participatory Pedagogies, focusing on the Pedagogy of Relation and Listening and on Pedagogy-in-Participation. This is a case study of a qualitative nature that used participant observation, written and photographic records, consultation of documents that are part of the pedagogical documentation of the group researched and a questionnaire to construct data. Children from a preschool group, the teacher and the children's families participated in this study. The results showed the pedagogical documentation process from the teacher's pedagogical practice, the communications and perspectives of the families about the pedagogical documentation. Among the results, it is pointed out that the pedagogical documentation made possible the visibility of learning and the integral development of children and educational practices intentionally developed in daily life; communication with and for families about children's learning and development, as well as the educational experiences in which they actively participated; and assessment as defined for Early Childhood Education. Of the conclusions reached, the following stand out: 1) the understanding of the pedagogical documentation process, the strategies used and the challenges involved in the elaboration of the documentation; 2) the understanding of the pedagogical documentation process and the teacher's practice as interdependent; 3) the families' perspective on the documentation revealed that it was possible to communicate the children's learning and development and the pedagogical work carried out; Furthermore, it legitimized the understanding that this form of communication of educational experiences, in which children participate, involves and serves the three protagonists of education, teachers, children and their families. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71167 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_amsfreire.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.