Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71105
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do Curso de Formação Técnica de Agentes Comunitários de Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará por meio da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no município de Horizonte
Autor(es): Moreira, Camila Mascarenhas
Orientador: Romero, Julio Alfredo Racchumi
Palavras-chave: Avaliação em saúde;Atenção primária à saúde;Educação permanente;Health evaluation;Primary health care;Continuing education
Data do documento: 2022
Citação: MOREIRA, Camila Mascarenhas. Avaliação do Curso de Formação Técnica de Agentes Comunitários de Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará por meio da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no município de Horizonte. Orientador: Julio Alfredo Racchumi Romero. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é uma proposta ético-político-pedagógica que visa transformar e qualificar as práticas dos serviços de atenção à saúde, seus processos formativos e o modelo de educação em saúde, além de incentivar a organização das ações e dos serviços numa perspectiva intersetorial. A promoção da saúde é a marca do trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS) e o Agente Comunitário de Saúde (ACS) é o profissional que deve lidar mais com os cuidados em promoção em saúde do que com procedimentos de cura, cuja vocação nasce de uma concepção ampliada de saúde. Diante da necessidade de qualificação e das especificidades dessa categoria profissional, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) propôs a formação técnica dos ACS, não apenas como uma atualização de conteúdos, uma vez que a formação teve início em 2005, mas também, uma renovação metodológica com base nos princípios da PNEPS. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é avaliar a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como ferramenta de formação para Agentes Comunitários de Saúde por meio da implementação dos processos de trabalhos apresentados pelo Curso Técnico para Agentes Comunitários de Saúde. Trata-se de uma pesquisa avaliativa de abordagem qualitativa, que se inscreve em uma perspectiva contra-hegemônica de avaliação com inspiração na Avaliação em Profundidade e na Avaliação de Quarta Geração, em que se buscou dar ênfase à experiência subjetiva dos atores da política no âmbito do delineamento das dimensões do conteúdo, contexto, trajetória e experiência. A pesquisa foi realizada no município de Horizonte, Ceará, com três grupos de profissionais (enfermeiros, ACS e gestores) e a participação da comunidade. Foram utilizadas anotações em diário de campo e aplicação de entrevistas semiestruturadas estabelecidas por meio do círculo hermenêutico-dialético. Para análise dos dados, foi utilizada a Análise Temática de Conteúdo. Como resultados, a experiência de pesquisa aponto a consolidação da melhoria das práticas e a construção e fortalecimento do vínculo entre as equipes. Estes elementos convergiram para o incremento do financiamento da Atenção Primária no município e ampliaram o escopo de atuação dos profissionais com o desenvolvimento das habilidades inscritas na relevância de aprendizagem de novas práticas em promoção de saúde resolutivas.
Abstract: The National Policy of Continuing Education in Health (PNEPS) is an ethical-political-pedagogical proposal that aims to transform and qualify the practices of health care services, their training processes, and the model of health education, in addition to encouraging the organization of actions and services in an intersectoral perspective. Health promotion is the hallmark of the work of Primary Health Care, and the Community Health Workers (CHW) is the professional who should deal more with health promotion care than with healing procedures, whose vocation is born from a broad conception of health. Given the need for qualification and the specificities of this professional category, the Public Health School of Ceará proposed the technical training of CHWs, not only as an update of content, since the training began in 2005, but also as a methodological renewal based on the principles of PNEPS. In this context, the objective of this research is to evaluate the National Policy of Continuing Education in Health as a training tool for Community Health Workers through the implementation of the work processes presented by the Technical Course for Community Health Workers. This is evaluative research of qualitative approach, which falls within a counter-hegemonic perspective of evaluation with inspiration in the Evaluation in Depth and the Fourth Generation Evaluation, in which we sought to emphasize the subjective experience of the actors of the policy within the delineation of the dimensions of content, context, trajectory, and experience. It was carried out in the municipality of Horizonte, Ceará, with three groups of professionals (nurses, CHWs and managers) and the participation of the community. Notes were used in a field diary and semi-structured interviews established through the hermeneutic-dialectic circle. For data analysis, the Thematic Content Analysis was used. As results, the research experience points to the consolidation of the improvement of practices and the construction and strengthening of the bond between the teams. These elements have converged to increase the financing of Primary Care in the municipality and have expanded the scope of professionals with the development of skills inscribed in the relevance of learning new practices in health promotion..
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71105
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_cmmoreira.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.