Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71095
Tipo: TCC
Título: Modernização da avicultura: evidências no setor avícola cearense 1970/2000
Autor(es): Siqueira, André de Freitas
Orientador: Braga, Maria Goretti Serpa
Palavras-chave: Indústria avícola - Ceará;Produtividade - Inovações tecnológicas;Modernização Tecnológica
Data do documento: 2000
Citação: SIQUEIRA, André de Freitas. Modernização da avicultura: evidências no setor avícola cearense 1970/2000. 2000. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2000.
Resumo: Este trabalho analisa o processo de modernização da produção avícola brasileira no período de 1970/2000, enfocando o comportamento do setor avícola cearense neste período. Dando ênfase aos efeitos ligados ao desenvolvimento de novas tecnologias, sob a ótica da concentração de capital e geração de emprego e renda no setor rural. O objetivo inicial é mostrar a importância da avicultura no Brasil e as perspectivas futuras de desenvolvimento deste setor a nível nacional e especificamente no Ceará, buscando na teoria econômica em geral alguns fundamentos que possam interagir com a realidade do setor analisado. No caso do Ceará, destaca-se os efeitos da modernização sobre o nível de produtividade, principalmente na produção de frangos de corte e na evolução dos parâmetros de produção. Esta atividade segue uma forte tendência para a formação de oligopólios e um ambiente de substituição do homem pela máquina, aumentando cada vez mais o desemprego rural. Conclui-se que a modernização da avicultura possibilitou a este segmento altos níveis de produtividade e à medida que o avanço tecnológico e o aumento de produtividade foram difundidos na produção avícola, tornou-se cada vez mais difícil a permanência das pequenas e médias empresas no mercado, sendo criada novas barreiras à entrada para as empresas e exigindo dos produtores um alto grau de investimento e profissionalismo nos empreendimentos de produção de frangos de corte. Propõe-se algumas alternativas para amenizar os impactos sociais desta modernização, principalmente na geração de emprego e renda para o setor rural, urna alternativa para os pequenos criadores, seria a criação de espécies diferenciadas de aves, que poderiam oferecer um mercado mais restrito e menos concorrencial do que o encontrado na avicultura comercial.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71095
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_tcc_afsiqueira.pdf11,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.