Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/71044
Tipo: TCC
Título: Povos e comunidades tradicionais e realidade do campo: análise - diagnóstico da comunidade Maceió - assentamento Maceió, Itapipoca - CE
Autor(es): Oliveira, Antônia Conceição Cavalcante
Orientador: Costa, Maria Inês Escobar da
Coorientador: Moreira, Maria Lúcia de Sousa
Palavras-chave: Populações tradicionais;Rural;Meio ambiente
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, Antônia Conceição Cavalcante. Povos e comunidades tradicionais e realidade do campo: análise - diagnóstico da comunidade Maceió - assentamento Maceió, Itapipoca - CE. 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Ecológica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A realidade das populações tradicionais é marcada por muita luta e resistência em conflitos sociais, ambientais e econômicos. Esses povos têm uma forte ligação com o território em que vivem e têm distintas características em seus modos de vida, de trabalho, laços pessoais, relação com o mercado e com a natureza. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a realidade de campo em que povos e comunidades tradicionais estão inseridos, tendo como estudo de caso a comunidade Maceió, Assentamento Maceió, Itapipoca - Ceará. Os objetivos específicos são: traçar o perfil social, econômico e ambiental do campo de pesquisa, construir as dimensões a serem avaliadas e analisar a avaliação de satisfação das condições dimensionadas da comunidade. Adotou-se uma abordagem qualiquantitativa, com tipo de estudo de caso e exploratório. Foram utilizados dados de fontes primária e secundária, coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas aplicados juntos às famílias participantes, além de participar em reuniões na comunidade e pesquisa bibliográfica. Foram coletados os dados a seguir: referente à dimensão social, a comunidade se mostrou dividida, boa parte das variáveis tiveram uma avaliação ruim e péssima e outra parte obteve um resultado contrário. Sobre a dimensão ambiental, a comunidade mostrou uma avaliação em que a maioria das variáveis foram avaliadas como ótimo e bom. Por último, a dimensão econômica obteve uma avaliação dividida entre resultados insatisfatório, indiferente e satisfatório. Foi utilizado o Software R-Stúdio para a plotagem dos dados em escala likert, atribuindo escores para uma posterior análise. Pode-se concluir que as condições socias as quais a comunidade está submetida são reflexo, principalmente, dos precários serviços e políticas públicas destinados pelo governo municipal. Sobre a situação ambiental, considera-se que existe uma boa relaçao entre as famílias tradicioinais de Maceió com a natureza, são povos que preservam e conservam o meio ambiente local. Ademais, a situação econômica que essas famílias estão sujeitas apresentaram-se como um empecilho para o alcance de melhores condiçoes de renda e trabalho.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/71044
Aparece nas coleções:ECONOMIA ECOLÓGICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_accoliveira.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.