Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70964
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação experiencial do Programa de Promoção da Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Andrade, Maria Pinheiro Pessoa de
Orientador: Cruz, Danielle Maia
Palavras-chave: Avaliação;Políticas culturais;Ensino superior;Formação acadêmica;Evaluation;Cultural policies;University education;Academic education
Data do documento: 2022
Citação: ANDRADE, Maria Pinheiro Pessoa de. Avaliação experiencial do Programa de Promoção da Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará. Orientadora: Danielle Maia Cruz. 2022. 144 f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Criado em meio a uma conjuntura política nacional de incentivo à democratização do acesso defendida pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) volta-se para o apoio de projetos na área da Cultura e da Arte a partir da concessão de bolsas para alunos(as) da graduação dos campi da Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa se propõe a apresentar uma análise que articule o texto e contexto do PPCA coordenado pela Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (Secult UFC) desde sua instituição em 2013. O estudo tem como principal objetivo compreender e avaliar a atuação do PPCA no que tange à experiência do(a) bolsista a partir do capital cultural adquirido durante a vigência da bolsa. Para tanto, a pesquisa se vale da avaliação experiencial (LEJANO, 2012), uma abordagem que confere centralidade às subjetividades dos sujeitos na compreensão da política. Da perspectiva metodológica, a investigação tem natureza qualitativa e toma como campo empírico a atuação do PPCA. Buscou-se com a pesquisa dissertar sobre a importância dessa política para o campo cultural da UFC e apresentar dados, a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) da pesquisa de campo, para a geração de subsídios que auxiliem no aprimoramento do Programa. Nesse sentido, as falas apontaram para a necessidade de investimentos para o campo cultural, desburocratização dos processos administrativos, exigência por uma maior integração entre os projetos do Programa, e, prioritariamente, validação da contribuição do PPCA na formação do(a) bolsista e na sua posterior inserção no mercado de trabalho.
Abstract: Created in the midst of a national political situation to encourage the democratization of access advocated by the Support Program for Restructuring and Expansion of Federal Universities (REUNI), the Program for the Promotion of Artistic Culture (PPCA) focuses on supporting projects in the area of Culture and Art by granting scholarships to undergraduate students on the campuses of the Federal University of Ceará (UFC). The research proposes to present an analysis that articulates the text and context of the PPCA coordinated by the Secretariat of Culture of the Federal University of Ceará (Secult UFC) since its institution in 2013. The main objective of the study is to understand and evaluate the performance of the PPCA which concerns the experience of the scholarship holder based on the cultural capital acquired during the term of the scholarship. To this end, the research uses experiential evaluation (LEJANO, 2012), an approach that gives centrality to the subjects' subjectivities in understanding the policy. From the methodological perspective, the investigation has a qualitative nature and takes the performance of the PPCA as an empirical field. The aim of the research was to discuss the importance of this policy for the cultural field of the UFC and to present data, based on the content analysis (BARDIN, 2011) of the field research, for the generation of subsidies that help in the improvement of the Program. In this case, the speeches pointed to the need for investments in the cultural field, reducing bureaucracy in administrative processes, demanding greater integration between the Program's projects, and, primarily, validating the contribution of the PPCA in the training of the scholarship holder and in the their subsequent insertion into the labor market.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70964
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_mppandrade.pdf21,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.