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Tipo: TCC
Título: Mapeamento de processos em uma empresa do setor elétrico localizada na cidade de Fortaleza-CE
Autor(es): Lima, Lívia Raulino
Orientador: Carvalho, Hilano José Rocha de
Palavras-chave: Processos;Mapeamento de processos;Serviços elétricos;Melhoria contínua
Data do documento: 2022
Citação: LIMA, Lívia Raulino. Mapeamento de processos em uma empresa do setor elétrico localizada na cidade de Fortaleza-CE. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022.
Resumo: As empresas de serviços elétricos estão inseridas em um mercado altamente competitivo, onde o foco sempre é entregar um serviço de excelência atendendo os critérios pré-estabelecidos pela contratante direcionados à qualidade, segurançae redução de custos; logo, focar a atenção na melhoria contínua é indispensável para se manterem competitivas. Nesse sentido, o mapeamento de processos possibilita às organizações visualizar a estrutura atual dos seus processos, identificar pontos críticos e reestrutura-los, indicando pontos de melhoria. Com isso, o presente estudo tem como objetivo realizar o mapeamento dos processos de uma empresa prestadora de serviços elétricos, para identificar os pontos críticos, visando explicitá-los de forma mais clara para todos os envolvidos e, com isso, torná- los mais efetivos. Buscando alcançar esses objetivos, foi feito uma pesquisa bibliográfica, com o propósito de obter os fundamentos teóricos necessários. As coletas de dados foram realizadas através de uma pesquisa de campo com entrevistas informais e reuniões com gestores e envolvidos no processo, caracterizando um estudo de caso.Como resultados, obteve-se o desenho do mapa atual da empresa, foi feita a análise deste e, assim, identificando pontos de melhoria, a elaboração de um novo mapa, reestruturando todo o fluxo do processo de obras e organizando-o de forma centralizada, em etapas. Estes resultados evidenciam a importância de uma boa gestão e conhecimento dos processos, como também possibilitou visualizar que a nomeação de atores responsáveis pelas atividades e separadas em etapas centralizadas facilita a identificação de possíveis erros, levando à redução de retrabalhos, auxiliando na garantia da qualidade e segurança do serviço fornecido
Abstract: To stand out from the competition, companies have been seeking strategies to remain competitive in the market. Among them is the improvement of processes with the intention of reducing costs, while maintaining quality and safety in their services. In this context, process mapping comes in, enabling organizations to visualize their processes in order to achieve continuous improvements. With it, it is possible to visualize the current process structure, identify critical points, and restructure the process indicating improvement points. The electrical service companies are inserted in a highly competitive market, where the focus is always to deliver an excellent service meeting the criteria pre-established by the contractor directed to quality, safety, and cost reduction; therefore, focusing attention on continuous improvement is essential to remain competitive. Thus, this study aims to map the processes of a company that provides electrical services, to identify the critical points, aiming to clarify them more clearly to all involved and thus make them more effective. To achieve these objectives, bibliographic research was carried out, with the purpose of obtaining the necessary theoretical foundations. Data was collected through informal interviews and meetings with managers and those involved in the process. As results, a drawing of the company's current map was obtained, its analysis was made and, thus, identifying improvement points, the elaboration of a new map restructuring the whole process and organizing it in a centralized way, in stages. These results show the importance of good management and knowledge of the processes and made it possible to visualize that the nomination of actors responsible for the activities and separated into centralized steps facilitates the identification of possible errors, leading to a reduction in rework, helping to ensure the quality and safety of the service provided.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70947
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