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dc.contributor.advisorGomes, Josemeire Alves-
dc.contributor.authorSantos, Átila Rodrigues dos.-
dc.date.accessioned2023-02-23T14:53:35Z-
dc.date.available2023-02-23T14:53:35Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSANTOS, Átila Rodrigues dos.Marketing ambiental como estratégia competitiva na percepção dos consumidores do Vale do Jaguaribe. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70937-
dc.description.abstractThe environmental impacts caused in recent years by the unbridled consumption of natural resources have been raising concern in society and reflecting on the increase in consumer demands regarding the adoption of sustainable practices by organizations. With this, it is necessary for companies to know the factors that influence the buying process and guarantee a competitive advantage over competitors in the perception of this new consumer profile, called the green consumer. In this perspective, the study aimed to analyze the behavior of Jaguariban consumers in the purchase of green products. The research is classified as applied, exploratory and descriptive, with a quantitative approach. As for the procedures, bibliographical research and a survey were used. For data collection, an online questionnaire was used, consisting of 38 questions, applied to a total of 220 respondents. The results show that consumers in the Vale do Jaguaribe are grumblers in Lacerda (2014) perception, feeling confused and uninformed about environmental issues. As for environmental concern, environmental awareness and intention to purchase ecologically packaged products, it can be seen that the responses showed a very high correlation, with Cronbach alpha greater than 0.90. Subsequently, consumers were asked about the decisive factors and the means of communication used to purchase green products, with price being the most highlighted item by respondents (29.09%) and family and friends being the most used means of research (40.45%). Finally, environmental marketing strategies were proposed based on the marketing mix, with the help of the 5W1H tool, aiming at the implementation of the strategies by the companies of the Vale do Jaguaribe and the achievement of competitive differentials in front of the competitors.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketing Ambientalpt_BR
dc.subjectVale do Jaguaribept_BR
dc.subjectComportamento do Consumidorpt_BR
dc.subjectComposto de Marketing.pt_BR
dc.subject5W1Hpt_BR
dc.titleMarketing ambiental como estratégia competitiva na percepção dos consumidores do Vale do Jaguaribept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs impactos ambientais causados nos últimos anos pelo consumo desenfreado dos recursos naturais, vem gerando preocupação na sociedade e refletindo no aumento das exigências dos consumidores quanto a adoção de práticas sustentáveis pelas organizações. Com isso, faz-se necessário que as empresas conheçam os fatores que influenciam no processo de compra e garantam vantagem competitiva frente aos concorrentes na percepção desse novo perfil de consumidor, denominado consumidor verde. Nessa perspectiva, o estudo teve como objetivo geral identificar quais os fatores que influenciam os consumidores na compra de produtos verdes. A pesquisa classifica-se como aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. Quanto aos procedimentos, foram utilizados a pesquisa bibliográfica e levantamento com survey. Para coleta de dados foi utilizado um questionário on-line, composto por 38 perguntas, aplicado com um total de 220 entrevistados. Os resultados demonstram que os consumidores do Vale do Jaguaribe se enquadram como resmungões na percepção de Lacerda (2014), sentindo-se confusos e desinformados sobre questões ambientais. Quanto à preocupação ambiental, conscientização ambiental e intenção de compra de produtos ecologicamente embalados, pode-se perceber que as respostas apresentaram correlação muito alta, com Alfa de Cronbach superior a 0,90. Posteriormente, os consumidores foram indagados a respeito dos fatores decisivos e os meios de comunicação utilizados para compra de produtos verdes, sendo preço o item mais ressaltado pelos entrevistados (29,09%) e familiares e amigos o meio de pesquisa mais utilizado (40,45%). Por fim, foram propostas estratégias de marketing ambiental baseadas no composto de marketing, com o auxílio da ferramenta 5W1H, visando a implementação das estratégias pelas empresas do Vale do Jaguaribe e alcance de diferenciais competitivos frente aos concorrentes.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - RUSSAS - Monografias

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