Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70874
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Campos, Marcos Antônio Almeida | - |
dc.contributor.author | Sá Neto, Francisco Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-16T13:56:06Z | - |
dc.date.available | 2023-02-16T13:56:06Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SÁ NETO, Francisco Pereira. Educação física escolar e LGBTQIA+ : histórias de vida de licenciandos(as) durante a educação básica e ensino superior. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70874 | - |
dc.description.abstract | School is the first social contact we build outside family relationships and throughout elementary school we are surrounded by the most diverse subjects. This reality contributes to the integral development of students and provides multiple learning experiences that go beyond the school walls and are reflected in life in society. The bodies and identities of the LGBTQIA+ community have historically been repressed and marginalized by society, regarded as a pathological characteristic until 1973. Stigmas, prejudice, and discrimination are recurrent in the social contexts where these bodies are inserted; in the school space it is no different. Having human movement as the object of study, Physical Education at School may involve countless social, cultural, and political issues, among others, providing relevant discussions to fight prejudice and discrimination situations, as well as being fertile ground for the development of problematic situations that show these issues in a negative way. In this case the life experience and background of the teachers can make all the difference since they will guide them in the teaching-learning process. This work will be based on narratives and semi-structured interviews about the life stories of LGBTQIA+ physical education undergraduate students at the Institute of Physical Education and Sports (IEFES) at the Federal University of Ceará. The goal of this study is to understand the relationship of physical education as the formative path of teachers, starting with physical education classes in basic education, going through undergraduate studies in this area and, how these experiences could reflect in their role as physical education teachers. The research was divided into six stages: 1) Invitation to the participants; 2) signing of the informed consent form, 3) performance of the narrative and semi-structured interview, 4) transcription of the interviews by collaborators and 5) analysis of the interviews. At the end, I proposed pedagogical strategies that problematize and counteract the prejudiced and discriminatory situations regarding gender issues in Physical Education education classes. Five people from the LGBTQIA+ community and physical education undergraduate students at the UFC were interviewed. Through the findings of this research, it is possible to conclude a lack of literature about the LGBTQIA+ community related to Physical Education education, understanding the still urgent need to approach social themes in physical education classes, providing a broader critical reflection of the reality experienced by the collaborators. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | LGBTQIA+ | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.subject | Histórias de vida | pt_BR |
dc.title | Educação física escolar e LGBTQIA+ : histórias de vida de licenciandos(as) durante a educação básica e ensino superior | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A escola é o primeiro contato social que construímos fora das relações familiares e durante todo o ensino básico somos rodeados(as) pelos mais diversos sujeitos. Essa realidade contribui para o desenvolvimento integral dos(as) estudantes e propicia múltiplos aprendizados que ultrapassam os muros da escola, e se refletem na vida em sociedade. Os corpos e identidades da comunidade LGBTQIA+ historicamente foram reprimidos e marginalizados pela sociedade, colocados como uma característica patológica até 1973. Estigmas, preconceitos e discriminações são recorrentes nos contextos sociais em que esses corpos estão inseridos, no espaço escolar não é diferente. Tendo como objeto de estudo o movimento humano, a educação física escolar pode envolver inúmeras questões sociais, culturais, políticas, entre outras, propiciando discussões relevantes no combate a situações de preconceito e discriminação, assim como também pode ser terreno fértil para o desenvolvimento de situações problemas que evidenciem essas questões de forma negativa. Neste caso a experiência de vida e formação dos(as) professores(as), pode vir a fazer toda diferença já que irão norteá-los(las) no processo de ensino-aprendizagem. Esse trabalho estará pautado em narrativas e entrevistas semiestruturadas sobre as histórias de vida de licenciandos(as) LGBTQIA+ de educação física do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará. O objetivo deste estudo é compreender a relação da educação física como o percurso formativo dos(as) professores(as), iniciando com as aulas de educação física na educação básica, passando pela graduação nesta área e, como essas experiências poderiam refletir no seu papel de professores(as) de educação física. A pesquisa foi dividida em seis etapas: 1) Convite aos(as) participantes; 2) assinatura do termo livre esclarecido, 3) realização da narrativa e entrevista semiestruturada, 4) transcrição das entrevistas por colaboradores(as) e 5) análise das entrevistas. Ao final, propus estratégias pedagógicas que problematizem e se contraponham às situações preconceituosas e discriminatórias com relação as questões de gênero nas aulas de educação física escolar. Foram entrevistadas cinco pessoas da comunidade LGBTQIA+ e licenciandas em educação física pela UFC. Por meio dos achados dessa pesquisa, é possível concluir uma faltas de literatura sobre a comunidade LGBTQIA+ relacionada à educação física escolar, compreendendo a ainda urgente de abordagem de temáticas sociais nas aulas de educação física, proporcionando uma reflexão crítica mais ampliada da realidade experienciada pelos(as) colaboradores(as). | pt_BR |
dc.title.en | Physical education education and LGBTQIA+ : life stories of undergraduates during basic education and higher education | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_ fpsaneto.pdf | 438,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.