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Tipo: TCC
Título: Projeto básico de queimador tipo flare autoaspirante operando com biogás
Autor(es): Freire Filho, Luiz Alberto
Orientador: Barcellos, William Magalhães
Palavras-chave: Razão de equivalência;Biogás;Queimadores atmosféricos;Equivalence Rtion;Biogas;Atmospheric Burners
Data do documento: 19-Jul-2022
Citação: Freire Filho,Luiz Alberto. Projeto básico de queimador tipo flare autoaspirante operando com biogás. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Engenharia de Energias Renováveis) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Queimadores atmosféricos são dispositivos que realizam combustão sob baixa pressão manométrica ou pressão atmosférica, podendo ser autoaspirante ou com suprimento de ar ou vapor. As exigências e normas que exigem redução das emissões de gases do efeito estufa estão se tornando cada vez mais rígidas e os queimadores atmosféricos podem ajudar a mitigar esse efeito e proporcionar segurança em diversos casos. O presente estudo realizado através Laboratório de Combustão e Energias Renováveis foi realizado o projeto e simulação de um queimador atmosférico autoaspirado ou flare autoaspirado com o fim de analisar a razão de equivalência (Φ) da mistura primária ar combustível, pressão e velocidade ao longo do queimador. O queimador foi projetado para uma pressão de 17 mbar e uma vazão de 0,5 m³/h. A análise foi realizada através de cálculos a partir de parâmetros empíricos e simulação computacional utilizando o software COMSOL.
Abstract: Atmospheric burners are devices that carry out combustion under low gage or atmospheric pressure, and may be self-priming or with air supply. The requirements and regulations that demand the reduction of greenhouse gas emissions are becoming increasingly strict and atmospheric burners can help to mitigate this effect and provide safety in many cases. The present study carried out through the Laboratory of Combustion and Renewable Energies was carried out the design and simulation of this type of burner in order to analyze the equivalence ratio (Φ) of the primary fuel air mixture, pressure and velocity along the burner. The burner is designed for a pressure of 17 mbar and a flow rate of 0.5 m³/h. The analysis was performed through calculations from empirical parameters and computer simulation using COMSOL software.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70773
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