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dc.contributor.advisorDutra, Alek Sandro-
dc.contributor.authorMarte, Daniel da Silva-
dc.date.accessioned2023-02-09T19:34:47Z-
dc.date.available2023-02-09T19:34:47Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMARTE, Daniel da Silva. Análise comparativa entre o GEM Brasil 2019 e o programa Empreende UFC para formação empreendedora. 2022. 40f. Monografia (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70745-
dc.description.abstractEntrepreneurship originated in the world with the industrial revolution and, in Brazil, with the support of historical figures such as ‘Barão de Mauá’ (Irineu Evangelista de Sousa). This movement remains latent, being inserted within the scope of Brazilian universities. The objective of this work is to make a comparative analysis between the main points discussed in the GEM Brazil 2019 report and how programs to encourage entrepreneurs can offer tools to overcome the deficits regarding the creation of new businesses in the university environment and solve some issues related to them. To this end, data and information from the GEM Brasil 2019 report were used for the theoretical basis in order to demonstrate the need to introduce entrepreneurship training to students. The Empreende UFC program in its first two editions was used as a model. The main points of the report discussed where the Empreende UFC program emerges as a solution are "Motivation to undertake", "Occupation Generation", "Formalization", "Perceptions of the Population about the Environment for Entrepreneurship", "Recommendations of specialists regarding education ” and “Recommendations from the population”. From the comparison, the results show that entrepreneurship stimulus programs are excellent options to combat the deficits linked to the previous points.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo universitáriopt_BR
dc.subjectProgramas de empreendedorismopt_BR
dc.subjectGEM Brasil 2019pt_BR
dc.titleAnálise comparativa entre o GEM Brasil 2019 e o programa Empreende UFC para formação empreendedorapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorPastori, Patrik Luiz-
dc.description.abstract-ptbrO empreendedorismo tem origem no mundo com a revolução industrial e, no Brasil, com o apoio de personagens históricos como o Barão de Mauá (Irineu Evangelista de Sousa). Esse movimento continua latente sendo inserido no âmbito das universidades brasileiras. O objetivo desse trabalho é fazer uma análise comparativa entre os principais pontos discutidos no relatório GEM Brasil 2019 e como programas de estímulo ao empreendedor podem oferecer ferramentas para suprir os déficit’s quanto a geração de novos negócios no ambiente universitário e solucionar algumas questões atreladas a eles. Para tal, foram utilizados dados e informações do relatório GEM Brasil 2019 para o embasamento teórico a fim de demonstrar a necessidade que existe de introduzir a formação em empreendedorismo aos estudantes. O programa Empreende UFC em suas duas primeiras edições foi utilizado como modelo. Os principais pontos discutidos do relatório indicam que o programa Empreende UFC surge como solução para “Motivação para empreender”, “Formalização”, “Percepções da População sobre o Ambiente para Empreender”, “Recomendações dos especialistas em relação à educação” e “Recomendações da população”. A partir da comparação, os resultados discutidos mostraram que programas de estímulo ao empreendedorismo são excelentes opções para combater os déficit’s vinculados aos pontos destacados no relatório GEM Brasil 2019.pt_BR
dc.title.enComparative analysis between GEM Brasil 2019 and the Empreende UFC program for entrepreneurial trainingpt_BR
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