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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uso de técnicas de geoprocessamento para a análise da evolução da linha de costa em ambientes litorâneos do estado do Ceará, Brasil
Título em inglês: Use of Geoprocessing Techniques for Analysis of the Coast Line Evolution of Ceará State, Brazil
Autor(es): Farias, Eduardo Guilherme Gentil de
Maia, Luís Parente
Palavras-chave: Espécies - Ucides cordatus;Taxa de mortalidade;Transporte;Species - Ucides cordatus;Mortality rate;Transportation
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Revista da Gestão Costeira Integrada,
Citação: FARIAS, Eduardo Guilherme Gentil de; MAIA, Luís Parente. Uso de técnicas de geoprocessamento para a análise da evolução da linha de costa em ambientes litorâneos do estado do Ceará, Brasil. Revista da Gestão Costeira Integrada, Portugal, v. 10,n. 4; p. 521-544, 2010. Disponível em: https://www.aprh.pt/rgci/pdf/rgci-224_Farias.pdf. Acesso em: 7 fev. 2023.
Resumo: A insuficiência dos estoques naturais de caranguejos-uçá no estado do Ceará levou à importação de outras regiões. Atualmente, o comércio do caranguejo enfrenta elevadas taxas de mortalidade durante o transporte. O presente trabalho objetivou avaliar a mortalidade nos diferentes estágios da cadeia de transporte. A primeira etapa vai desde a captura do caranguejo no mangue até o embarque nos barcos dos fornecedores. A mortalidade média nesta etapa foi baixa, em torno de 3,30%. Na segunda etapa, os animais são transportados de Carnaubeiras (MA) para a cidade de Ilha Grande de Santa Isabel (PI). A mortalidade calculada nesta fase foi 6,14%, uma porcentagem que ainda pode ser considerada baixa. A terceira etapa apresentou a maior taxa de mortalidade, com 40,25% dos animais morrendo durante o processo. Essa etapa corresponde ao tempo de transporte em condições inadequadas do Piauí à cidade de Fortaleza (CE). A última etapa é a distribuição dos caranguejos aos restaurantes e barracas da praia, com uma mortalidade média de 18,15%.
Abstract: The insufficient natural stock of mangrove crabs in Ceará State led to the import from other regions. The commerce of crabs today face the problem of high mortality rates during transportation. The present work aimed to evaluate the mortality in the different stages of the transport chain. The first stage goes from the crab capture in the mangroves until boarded in the supplier’s boats. The average mortality at this stage was low, at 3.30%. In the second stage, the animals are transported from Carnaubeiras (Maranhão State) to the city of Ilha Grande de Santa Isabel (Piauí State). The calculate mortality at this stage was 6.14%, a percentage that can still be considered low. The third stage presented the largest mortality rate, with 40.25% of the animals dying during the process. This stage corresponds to the long transport in inadequate conditions from Piauí to the city of Fortaleza (Ceará State). The last stage is the distribution of the crabs to the beach tents and restaurants, with an average mortality of 18.15%.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70594
ISSN: 1646-8872
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