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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Vladimir da-
dc.contributor.authorDomingos, Luís Tomás-
dc.date.accessioned2023-02-01T19:09:21Z-
dc.date.available2023-02-01T19:09:21Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCOSTA, Vladimir da; DOMINGOS, Luís Tomás. Uma reflexão sobre a educação escolar na Guiné-Bissau: um olhar sobre cidade e campo. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 100-101. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70407-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectCampopt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.titleUma reflexão sobre a educação escolar na Guiné-Bissau: um olhar sobre cidade e campopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Guiné-Bissau desde a sua formação democrata, o processo educativo centralizou-se mais na zona urbana, uma vez que, o acesso a educação escolar é privilegiado por certos números das pessoas que vivem na cidade, e a maioria não privilegiado são filhos/as camponeses que vivem nos campos. O nosso trabalho justifica-se por interesse de compreender o processo educativo guineense, e a sua evolução na pós-independência. Com isso o objetivo principal do nosso trabalho visa analisar a educação escolar na Guiné-Bissau num olhar sobre cidade e campo, também entender o papel dos governantes guineenses nas políticas educacionais e descentralização do sistema educativo nas cidades. O presente trabalho é do cunho qualitativa, que contém levantamentos e análises bibliográficos dos textos, artigos, dissertações, teses e alguns documentos relacionados com a temática. O nosso resultado parcial, nos mostra que, a educação escolar guineense desde o golpe de 1980, o país entrou na crise educacional segundo Bruno Gomes (2016) disse que, “nesse período os que tomaram o comando do país não colocavam a educação como prioridade do governo, mas essas pessoas se preocupavam mais com as conquistas pessoais de bens materiais. Portanto o sistema educativo guineense pode alcançar o seu objetivo que tinha nos primeiros momentos da independência, se optamos por uma reforma educacional democrático no país, onde as todas as esferas socioeconômica, cultural e política vão ser atingidas.pt_BR
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