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dc.contributor.authorCaulliraux, Marcella Barreto-
dc.contributor.authorLemos, Tércia Montenegro-
dc.date.accessioned2023-01-26T18:47:37Z-
dc.date.available2023-01-26T18:47:37Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCAULLIRAUX, Marcella Barreto; LEMOS, Tércia Montenegro. Semiótica da fotografia: análise semiótica das óperas de Maria Callas. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 66-67. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70301-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectÓperapt_BR
dc.subjectMaria Callaspt_BR
dc.titleSemiótica da fotografia: análise semiótica das óperas de Maria Callaspt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho aborda a semiótica da fotografia através de análises de três fotografias das óperas da Maria Callas. A pesquisa objetiva analisar os efeitos discursivos da fotografia na Ópera de Maria Callas através da perspectiva greimasiana, considerando a debreagem, o contrato enunciativo e o quadrado semiótico. Além disso, interpretamos as cores das fotografias analisadas, nos permitindo descrever a função exercida dentro das imagens fotográficas. Assim, foi analisada a relação da música com a imagem; imagem e espaço; a tradução intersemiótica e a sensibilidade visual. A fim de apresentar uma discussão de natureza teórica esclarecendo o embasamento desta pesquisa, estabeleceu-se a relação de estudos que ajudam a compreender a análise das fotografias, são eles: Greimas (1976), Julio Plaza (2008), Paula Tesser (2009), Alexia Brasil e Daniel Cardoso (2009). Com isso, foi possível concluir que a proximidade com a “realidade” faz com que haja uma conexão com a fotografia no momento que se pode identificar como humana, sendo o elemento principal da foto, dentro de um espaço já conhecido, o teatro. Quando a imagem é contemplada, os espectadores se sentem próximos da fotografia. Podemos observar ainda que diversos sentimentos podem ser gerados a partir das cores das imagens, ocorrendo uma associação.pt_BR
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