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dc.contributor.advisorMarques, Anna Beatriz dos Santos-
dc.contributor.authorRocha, Marina da Silva-
dc.date.accessioned2023-01-26T14:06:14Z-
dc.date.available2023-01-26T14:06:14Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationROCHA, Marina da Silva. Processo de design orientado para acessibilidade de usuários surdos. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70292-
dc.description.abstractWith technological advances over the years and greater access to the internet and digital tools, it is necessary to develop more accessible applications that meet users' goals. According to Decree No. 5,296 of December 2, 2004, all users must safely and autonomously access systems and means of communication, with this the developed applications must guarantee that, regardless of the user's limitations, the applications are accessible, easily use and satisfactory. This study aims to extend an interface design process proposed for the accessibility of autistic users, making it suitable for the accessibility of deaf users. With this, the application of the process is analyzed, identifying opportunities for improvement, thus ensuring greater accessibility to deaf users. For this, five steps will be followed: the first is related to the literature review, the second being identification of opportunities to extend the process, the third and fourth steps are related to the evolution and analysis of the process, and the fifth is obtaining lessons learned and opportunities. of improvements. As a result, a prototyping of a routine management interface for deaf children was obtained. Logo, from this work, it is intended to contribute to a better development of interface design processes aimed at deaf children.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectDesign de interfacept_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.titleProcesso de design orientado para acessibilidade de usuários surdospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o avanço tecnológico ao longo dos anos e um maior acesso à internet e às ferramentas digitais, torna-se necessário desenvolver aplicações mais acessíveis que atendam aos objetivos dos usuários. De acordo com o Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004, todos os usuários devem acessar com segurança e autonomia sistemas e meios de comunicação, com isso as aplicações desenvolvidas devem garantir que independentemente das limitações do usuário, os aplicativos sejam acessíveis, de fácil uso e satisfatório. Este estudo tem por finalidade estender um processo de design de interface proposto para a acessibilidade de usuários autistas, tornando-o adequado para a acessibilidade de usuários surdos. Com isso, analisa-se a aplicação do processo identificando oportunidades de melhorias garantindo assim uma maior acessibilidade a usuários surdos. Para isso, serão seguidas cinco etapas: a primeira está relacionada à revisão da literatura, a segunda sendo identificação de oportunidades de extensão do processo, a terceira e quarta etapa está relacionada à evolução e análise do processo, e a quinta obtendo lições aprendidas e oportunidade de melhorias. Como resultados, obteve-se a prototipação de uma interface de gerenciamento da rotina de crianças surdas. Logo, a partir desse trabalho pretende-se contribuir para um melhor desenvolvimento de processos de design de interface direcionado a crianças surdas.pt_BR
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