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dc.contributor.authorBarreto, Paulo Jefferson Pereira-
dc.date.accessioned2023-01-25T19:34:36Z-
dc.date.available2023-01-25T19:34:36Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBARRETO, Paulo Jefferson Pereira. Uma análise semiótica sobre efeitos de identidade em experiências gastronômicas: do food porn ao soft food. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 46. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70269-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFood pornpt_BR
dc.subjectEstilopt_BR
dc.subjectSinestesiapt_BR
dc.subjectSemiótica discursivapt_BR
dc.titleUma análise semiótica sobre efeitos de identidade em experiências gastronômicas: do food porn ao soft foodpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCores, formas, arranjos, movimento, preços, espaço... O que temos comido? A dinâmica das redes sociais redefiniu o modo como lidamos com os alimentos, propondo uma experiência gastronômica pautada na mistura de sensações, na qual a prática de comer é orientada pela percepção visual. Este trabalho pretende analisar as implicações discursivas da estética do food porn, e de sua contrapartida, que chamamos de soft food, na emergência de estilos distintos de enunciar e de construir efeitos de identidade, modos de ser a partir de modos de dizer recorrentes. Para isso, analisamos textos verbovisuais publicados em perfis voltados para dicas de gastronomia no Instagram. Os textos foram selecionados por meio de sorteio aleatório automatizado. À luz da semiótica do discurso, trabalhou-se com os conceitos de Estilo (DISCINI, 2004) e de Sinestesia (BORDRON, 2018). Os resultados mostram dois estilos distintos, indicando enunciadores cujas identidades se contrapõem numa cifra tensiva entre o exagero e a sutileza, apontando para enunciatários ora mais hiperbolizados, ora mais comedidos. Isso nos ajuda a entender não só como são construídos efeitos de identidades quando o assunto é nossa relação com a comida, mas também como as novas mídias moldam nossa percepção sobre a comida enquanto objeto de significação.pt_BR
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