Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70257
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Rita Helena Sousa Ferreira | - |
dc.contributor.author | Mota, Juliana Maria do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-25T13:02:07Z | - |
dc.date.available | 2023-01-25T13:02:07Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, J.M.N. Educação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativa. 2022. 50f. (Dissertação) Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70257 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Questões de gênero | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | Educação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A dificuldade do debate sobre gênero nos espaços públicos de ensino contribui para a reprodução de práticas de discriminação/desigualdade de gênero institucionalizadas. Partindo dessa questão, este trabalho buscou investigar como as relações de gênero atravessam a sala de aula, são interpretadas e trabalhadas pelas (os) docentes do ensino médio da escola pública. Na articulação dos estudos em Psicologia, Educação, estudos feministas e queer, construiu-se o embasamento teórico para a exploração e análise. A perspectiva metodológica é direcionada pela abordagem qualitativa, de caráter exploratório, conduzida pela ferramenta de Pesquisa Intervenção (PI) e oficinas. Os encontros ocorreram exclusivamente de modo virtual, nos meses de agosto e setembro de 2021. Para avaliação dos elementos identificados, foi utilizada a proposta da análise do discurso, tendo ainda o diário de campo como ferramenta de auxílio. Os resultados indicam: que ocorrem diferentes formas de violência de gênero no ambiente escolar, sem estratégias claras de enfretamento dessas questões; fragilidades de ação coletiva no contexto de pandemia de Covid-19; discursos sociais coercitivos contra docentes; confusões de entendimento e conflitos sobre a temática e formas de abordagem em sala de aula. Apontando a necessidade de maiores estudos sobre o assunto, foi produzido o curso de extensão “(Des)Aprendendo sobre Gênero: questões introdutórias para diálogos mais plurais e igualitários nos espaços educacionais” que, em conjunto com este artigo, pretendem fomentar maiores reflexões, investigações e ações coletivas sobre as relações de gênero na escola e, assim, (re) pensar políticas e processos educativos para todas pessoas que atravessam e são produzidas pelas práticas e espaços de ensino público. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_julmota.pdf | MOTA, J.M.N. Educação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativa. 2022. 50f. (Dissertação) Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022. | 576,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.