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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Rita Helena Sousa Ferreira-
dc.contributor.authorMota, Juliana Maria do Nascimento-
dc.date.accessioned2023-01-25T13:02:07Z-
dc.date.available2023-01-25T13:02:07Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMOTA, J.M.N. Educação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativa. 2022. 50f. (Dissertação) Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70257-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQuestões de gêneropt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleEducação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA dificuldade do debate sobre gênero nos espaços públicos de ensino contribui para a reprodução de práticas de discriminação/desigualdade de gênero institucionalizadas. Partindo dessa questão, este trabalho buscou investigar como as relações de gênero atravessam a sala de aula, são interpretadas e trabalhadas pelas (os) docentes do ensino médio da escola pública. Na articulação dos estudos em Psicologia, Educação, estudos feministas e queer, construiu-se o embasamento teórico para a exploração e análise. A perspectiva metodológica é direcionada pela abordagem qualitativa, de caráter exploratório, conduzida pela ferramenta de Pesquisa Intervenção (PI) e oficinas. Os encontros ocorreram exclusivamente de modo virtual, nos meses de agosto e setembro de 2021. Para avaliação dos elementos identificados, foi utilizada a proposta da análise do discurso, tendo ainda o diário de campo como ferramenta de auxílio. Os resultados indicam: que ocorrem diferentes formas de violência de gênero no ambiente escolar, sem estratégias claras de enfretamento dessas questões; fragilidades de ação coletiva no contexto de pandemia de Covid-19; discursos sociais coercitivos contra docentes; confusões de entendimento e conflitos sobre a temática e formas de abordagem em sala de aula. Apontando a necessidade de maiores estudos sobre o assunto, foi produzido o curso de extensão “(Des)Aprendendo sobre Gênero: questões introdutórias para diálogos mais plurais e igualitários nos espaços educacionais” que, em conjunto com este artigo, pretendem fomentar maiores reflexões, investigações e ações coletivas sobre as relações de gênero na escola e, assim, (re) pensar políticas e processos educativos para todas pessoas que atravessam e são produzidas pelas práticas e espaços de ensino público.pt_BR
Aparece nas coleções:MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

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2022_dis_julmota.pdfMOTA, J.M.N. Educação & gênero: questões para uma sala de aula mais participativa. 2022. 50f. (Dissertação) Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.576,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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