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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Larissa Teixeira da-
dc.contributor.authorCardoso, Lídia Amélia de Barros-
dc.date.accessioned2023-01-24T19:47:56Z-
dc.date.available2023-01-24T19:47:56Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCOSTA, Larissa Teixeira da; CARDOSO, Lídia Amélia de Barros. Efeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasil. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 27-28. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70241-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAquisição lexicalpt_BR
dc.subjectProdução audiovisualpt_BR
dc.subjectType-token ratiopt_BR
dc.subjectInglês como língua estrangeirapt_BR
dc.titleEfeitos da gravação de vídeos na aquisição lexical de estudantes de inglês como segunda língua no Brasilpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDevido ao rápido desenvolvimento das tecnologias digitais, estudantes de inglês como segunda língua agora podem acessar ferramentas de aprendizagem de uma maneira mais prática, incluindo ferramentas que permitem a gravação de vídeos em língua estrangeira. Desta maneira, o objetivo deste trabalho era observar até que ponto a gravação de vídeos é útil no desenvolvimento das habilidades em língua inglesa, focando especificamente na aquisição lexical. A pesquisa foi realizada com base na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), com 71 alunos do nível A1 da Casa de Cultura Britânica da Universidade Federal do Ceará em 2020. Para coletar os dados, elaboramos dois questionários, aplicados em etapas diferentes da pesquisa. Também contamos com uma produção audiovisual dos alunos, que serviu como base para a análise de aquisição lexical através de Type-Token Ratio (TTR). Os resultados apontaram que mais de 91% dos alunos gravaram seus vídeos mais de uma vez. A média de types por participante foi 49.5, enquanto a média de tokens foi 78. Já a média de TTR foi 0.63. A partir dos resultados, observamos que os alunos que gravaram seus vídeos múltiplas vezes obtiveram os maiores TTRs numa escala de 0 a 1, indicando melhor aquisição lexical.pt_BR
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