Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70228
Tipo: Resumo
Título: Richard Somers e a ideologia fascista no romance Kangaroo, de D. H. Lawrence
Autor(es): Silva, Carlos Augusto Viana da
Pereira, Caio Falcão
Palavras-chave: Kangaroo;Fascismo;Classicismo
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Carlos Augusto Viana da; PEREIRA, Caio Falcão. Richard Somers e a ideologia fascista no romance Kangaroo, de D. H. Lawrence. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 18. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar os elementos do romance Kangaroo, do escritor britânico D. H. Lawrence, que compõem a construção da percepção do protagonista da obra - Richard Somers - em relação ao grupo “the Diggers”, que apresenta uma série de princípios similares aos de movimentos ligados ao fascismo (Eco, 2020). A execução da pesquisa se dá por meio da análise dos diálogos e interações dos personagens a fim de se extrair os aspectos ideológicos e sua influência sobre Richard. Para tal, nos fundamentamos na abordagem de Gonçalves (1997) acerca das características classicistas nas obras de D.H. Lawrence, para justificar o impacto da ideologia sobre o romance. Como resultado, pudemos perceber a aderência inicial à ideologia fascista por Somers, devido sua origem na elite inglesa, e seus ideais individualistas. Entretanto, há uma posterior negação dessa postura, advinda de resquícios de empatia ao interagir com outro movimento trabalhista.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70228
ISBN: 978-65-00-61083-3
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_resumo_eve_cavsilva.pdf189,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.