Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70147
Tipo: Artigo de Evento
Título: Museus e educação em tempos de incerteza e distopia: sonhos e afetos para permanecer de portas abertas
Autor(es): Moreno Rocha, Saulo
Palavras-chave: Museu;Educação;Museologia;Educação Museal;Patrimônio
Data do documento: 2021
Citação: MORENO ROCHA, Saulo. Museus e Educação em tempos de incerteza e distopia: sonhos e afetos para permanecer de portas abertas. In: SEMANA NACIONAL DE MUSEUS NA UNIFAL - MG, 13., 2021, Alfenas. Anais [...]. Alfenas: Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas, 2021. p. 13-28.
Resumo: A partir de memórias, pessoas, marcos políticos e conceituais, este artigo apresenta algumas ideias e reflexões acerca das relações entre museus e educação em tempos de incerteza e distopia, conforme compreendemos e definimos o contexto contemporâneo, marcado pela intersecção de inúmeras crises e por um quadro pandêmico. São abordados os processos de reconhecimento da função educacional dos/nos museus, demonstrando o caráter precário e provisório de tais processos, portanto, que demandam permanente mobilização, reflexão e ação do campo museal. Além disso, apresenta a importância de uma integração transversal, multidimensional e intersetorial da educação nos museus e processos museais, especialmente nas esferas de planejamento e gestão, para os movimentos de reimaginar os museus e suas potências. Por fim, apresenta considerações sobre a importância dos sonhos e dos afetos para permanecer de portas abertas à inovação e às urgentes necessidades de transformação, interna e externamente aos museus.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70147
Aparece nas coleções:MAUC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_resumo_eve_smrocha.pdf589,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.